Pandemia

Grupo de atores pressiona Record para paralisar Gênesis

Gênesis é a única novela que vem sendo gravada atualmente


Cena da novela Gênesis da Record
Gênesis: Novela pode ser paralisada - Foto: Divulgação/Record TV

Um grupo de agentes de atores de Gênesis, única novela que vem sendo gravada em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), vem pressionando a Record para interromper as gravações, em virtude dos altos casos no país e no Rio de Janeiro. A informação publicada pela jornalista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, é que eles vão parar nesta semana.

Existem reclamações nos bastidores desde a aglomeração nos camarins até as testagens espaçadas, somente a cada 15 dias, e mau uso de máscaras. Um ator mirim chegou a testar positivo para a Covid-19 e se afastou.

Há uma semana, o NaTelinha noticiou que a escolha da Record em não paralisar as gravações assustou diretores, atores e pessoas que fazem parte dos bastidores de Gênesis. Com o agravamento da pandemia, onde o sistema de saúde está entrando em colapso, muitos profissionais entendem que não é o momento para seguir com as filmagens da novela.

Para várias pessoas consultadas pela reportagem, falta empatia da Record, em um momento que o Brasil superou a marca de 300 mil mortes pela doença. Outro ponto que preocupa é que, mesmo seguindo todos os protocolos de segurança, por ser um enredo de época, há um risco maior com o figurino numa comparação com tramas contemporâneas – a Globo, por exemplo, estava com gravações atrasadas de Nos Tempos do Imperador, antes de suspender, por causa disso.

Procurada pelo NaTelinha, a Record não se manifestou até o fechamento desta matéria.

Record e Gênesis: Na contramão da Globo

Enquanto a Globo paralisou novamente suas produções, a Record continua gravando sua novela. Ela foi o primeiro canal a retomar os trabalhos e exibir capítulos inéditos de Amor sem Igual (2020-2021). A Globo, em compensação, iniciou as filmagens no mesmo período, mas em um ritmo mais lento e esperou todos os capítulos de Amor de Mãe e Salve-se Quem Puder serem finalizados para levarem ao ar.

Com o agravamento da pandemia, o canal precisou diminuir o ritmo de gravações novamente, dispensou os atores acima de 60 anos e escolheu Império (2014-2015) para entrar no lugar da trama de Manuela Dias. Com os recordes de mortes e colapso no sistema de saúde, mesmo seguindo rígidos protocolos contra a doença, a emissora optou por suspender novamente os trabalhos.

O SBT suspendeu as filmagens de novelas no ano passado e só vai voltar a produzir folhetins quando boa parte dos profissionais estiver vacinada. Isso significa que apenas a Record segue com o trabalho na área de dramaturgia.

Em contrapartida, a direção da Record está confiante em relação ao seu protocolo de segurança contra a Covid-19 para evitar a disseminação do vírus. Há máscaras com cores diferentes por setor, álcool gel, divisórias de acrílico e distanciamento social. Além disso, a determinação do canal é que a higienização seja muito maior em comparação antes da pandemia do novo coronavírus. Vale lembrar que produzir uma novela ficou mais cara por conta dos protocolos.

Em reportagem publicada pela emissora em seu site, no final do ano passado, ela explicou que os atores também tiveram de se adaptar e precisaram vestir os figurinos sozinhos, cada um em seu respectivo camarim. As maquiagens são feitas separadamente com itens individuais. Porém, é importante ressaltar, que o ator Gianlucca Mauad, intérprete de Gerson, em Gênesis, testou positivo para o novo coronavírus e se afastou dos trabalhos.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado