Exclusivo

Globo corre contra o tempo para fazer "super segunda" de estreias

Intenção da Globo é fazer dia movimentado em 1º de março


Cena de Amor de Mãe com Lurdes abraçando o filho
Amor de Mãe já está confirmada para 1º de março e Globo quer outras estreias - Foto: Reprodução

A Globo vai tentar fazer uma espécie de "super segunda" de estreias no dia 1º de março, com o lançamento e retornos de suas novelas nesta data. A emissora colocou essa meta para voltar com a trama das 21h, Amor da Mãe, a das 19h, Salve-se Quem Puder, além da reprise de A Vida da Gente, na faixa das 18h e até Ti Ti Ti, no Vale a Pena Ver de Novo. Mas a tarefa não é tão fácil e os editores estão estudando soluções para resolver o desafio criado pela direção de dramaturgia comandada por José Luiz Villamarim.

Segundo apurou o NaTelinha, o novo chefão da área tem a intenção de fazer uma super segunda-feira com todas as novidades das novelas estreando num só dia e avisou os editores para verificar se existe a possibilidade. Em alguns casos a situação não chega a ser problema, mas há outros que precisarão ser sanados e reuniões já estão acontecendo para verificar o melhor caminho.

No caso da volta de Amor de Mãe, todos os cálculos já foram feitos e a Globo até confirmou o retorno da saga de Lurdes (Regina Casé) para esta data. A trama terá duas semanas de resumo da primeira temporada, interrompida por causa da pandemia do coronavírus, e a partir do dia 15 de março os 23 capítulos da reta final serão exibidos normalmente na faixa das 21h. A produção já foi toda gravada e o elenco dispensado.

Embora ainda não confirme, nos bastidores a direção da Globo não pretende colocar outra reprise depois da reta final de Amor de Mãe. Ainda que Um Lugar ao Sol não esteja com ritmo intenso de gravações, a cúpula de dramaturgia acredita que a partir de março será possível acelerar e garantir boa frente de gravações para viabilizar a estreia na primeira quinzena do mês de abril.

Quem também já teve seu retorno confirmado para o dia 1º de março foi A Vida da Gente, que substituirá Flor do Caribe no horário das 18h. A trama escrita por Lícia Manzo e que foi ao ar originalmente em 2013, teve de ser desengavetada porque Nos Tempos do Imperador está com um ritmo muito lento de gravações e não ficou disponível para ser lançada, tanto que obrigou a Globo a imitar uma estratégia de Record e do SBT.

Restam apenas 19 capítulos da versão original para que Flor do Caribe chegue ao fim e, a partir de agora, restam exatamente 18 dias entre segunda e sábado para terminar a reprise da novela de Walter Negrão, excluindo o sábado (27), previsto para a reprise. Isso significa dizer que a Globo manterá a exibição de pouco mais de um capítulo por dia até o final da trama, prevista para o dia 26 de fevereiro.

Globo quer Salve-se Quem Puder

Globo corre contra o tempo para fazer \"super segunda\" de estreias

A Globo também quer que Salve-se Quem Puder retorne no mesmo 1º de março, mas para isso necessitará de uma manobra da equipe de editores, que precisará acelerar a reta final de Haja Coração. Até o momento, a novela de Daniel Ortiz foi exibida praticamente na íntegra, já que foram 101 capítulos na reprise e que representam 100 da versão original.

Como restam 38 capítulos para a novela terminar, em 18 dias - exceção para a reprise - a emissora pode adotar duas estratégias. A primeira é de acelerar a edição e fazer inúmeros cortes em núcleos paralelos, mesclando pouco mais de dois capítulos para fazer um e isso seria suficiente para que o folhetim chegasse ao fim dia 26 de fevereiro e tivesse o último capítulo reprisado no dia seguinte.

Já a segunda solução debatida em reunião com a cúpula do canal é esticar a exibição por mais duas semanas, que garantiria pelo menos mais 12 datas, chegando a 30 capítulos dos 38. Neste cenário, Salve-se Quem Puder voltaria com um resumo dos capítulos iniciais e ocuparia parte do horário, o que significaria colocar Haja Coração em edição um pouco mais rápida, mas sem precisar aplicar a tesoura.

Globo corre para estrear Ti Ti Ti

Globo corre contra o tempo para fazer \"super segunda\" de estreias

O maior problema, no entanto, é com Ti Ti Ti, porque restam muitos capítulos para o fim de Laços de Família. Embora a novela protagonizada por Vera Fischer esteja sendo mutilada, com direito até a juntar quatro capítulos da versão original em um do Vale a Pena Ver de Novo, a tendência é que a tesoura diminua neste momento da trama em que Camila (Carolina Dieckmann) foi diagnosticada com leucemia.

Na última sexta-feira (05), a Globo exibiu o início do capítulo 162, o que significa dizer que ainda restam cerca de 46 da versão original, exibida em 2000. E como a novela vai ao ar de segunda a sexta, isso dá a ela apenas 15 dias até a data limite - 1º de março. Fontes ouvidas pelo NaTelinha explicaram que há algumas soluções planejadas neste cenário.

O primeiro é manter a edição rápida de quase 3 capítulos por dia, o que facilmente permitiria que na super segunda, restassem apenas 2 capítulos de Laços de Família para cobrir a semana de estreia de Ti Ti Ti, em que o horário é dividido. A segunda solução seria padronizar com os outros horários e manter a divisão da faixa por duas semanas, o que daria fôlego maior à Globo. E a última solução é não considerar o Vale a Pena Ver de Novo no formato de super segunda, já que ela não faz parte do horário nobre da emissora e, com isso, a estreia da próxima reprise seria adiada em até três semanas.

Procurada, a Globo informou que não tem data para o retorno de Salve-se Quem Puder e para a estreia de Ti Ti Ti.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado