Voltaram a gravar

Como as TVs pelo mundo estão tratando as gravações de novelas na pandemia

Novelas nos diversos países já retomaram gravações


Cena dos bastidores de Amor de Mãe, uma das novelas que voltou a gravar na pandemia
Novelas já voltaram às gravações mesmo com a pandemia do coronavírus - Foto: Divulgação

Quando a pandemia do coronavírus jogou o mundo todo em uma quarentena no mês de março, ninguém tinha noção exata de quanto tempo duraria o isolamento social. Agora, nove meses depois, muita coisa mudou e muita gente continua morrendo, mas o distanciamento diminuiu e praticamente todas as áreas voltaram às suas atividades, inclusive as novelas. Emissoras do mundo todo, que haviam parado as gravações quando a Covid-19 apareceu, aos poucos retornaram e muitas já até voltaram ao ar, o que torna a Globo uma espécie de exceção mundial.

Quando se pensa em produção em larga escala de novelas não há tantas emissoras assim, mesmo que em diversos países outros canais façam suas obras, como é o caso do Brasil com o SBT e a Record. Mas, via de regra, além da Globo, nota-se a Telemundo, como uma grande produtora da América Latina, e a Televisa, que é a responsável por levar ao ar as tradicionais novelas mexicanas. Também não se pode ignorar as produções da TV portuguesa e também as novelas turcas que, ano após ano, ocupam espaço maior na dramaturgia mundial.

Confira como estão as produções de novelas no mundo:

Turquia

Como as TVs pelo mundo estão tratando as gravações de novelas na pandemia

A Turquia foi um dos primeiros países do mundo a determinar a suspensão das gravações de todas as suas tramas. Ainda que o país esteja agindo de modo diferente do restante da Europa no combate ao coronavírus e tenha evitado um lockdown mais rígido, quando se teve as primeiras notícias de casos da doença, a ordem foi suspender tudo.

Mas, diferente de outros paises, cujas produções demoraram para retornar, lá as novelas não ficaram tanto tempo assim sem gravar. A imprensa turca noticiou no final de maio que as emissoras já estavam e preparando para seguir rígido protocolo para voltar a gravar suas novelas e o ritmo industrial das tramas sequer ficou afetado no ar, já que lá há uma frente grande.

Televisa

Como as TVs pelo mundo estão tratando as gravações de novelas na pandemia

Quem também teve de suspender toda a sua produção foi a Televisa. O México demorou para adotar medidas contra a Covid-19 e o presidente chegou a dizer que o país não seria afetado, o que não foi verdade. Com isso, o canal somente suspendeu as gravações em definitivo em meados de abril, quando a Covid-19 já estava espalhada pelo país.

Além disso, no início de junho, a Televisa anunciou com pompas que iria retornar as gravações de todas as suas produções, como Vencer el Desamor e Imperio de Mentiras. Mas o retorno não durou muito, já que artistas e funcionários passaram a se contaminar e tudo foi paralisado uma semana depois. No mês de agosto, no entanto, os trabalhos foram retomados e em outubro, o próprio protagonista de Império de Mentiras, André Palácio foi contaminado com a doença.

Portugal

Como as TVs pelo mundo estão tratando as gravações de novelas na pandemia

Um dos primeiros países afetados com o coronavírus, Portugal fechou por completo no comecinho de março e manteve rígido lockdown por mais de dois meses, proibindo a população até de se locomover. Com isso, as novelas foram todas suspensas, mas as produções não foram tiradas do ar por causa da frente de gravação que os canais por lá trabalham.

No final de maio o país começou a reabrir e diminuiu a intensidade da quarentena e, rapidamente, tramas como Amar Demais, da autora Maria João Costa, a mesma de Ouro Verde, retornou aos trabalhos em definitivo, mas impondo uma série de restrições e diminuindo drasticamente o número de personagens trabalhando ao mesmo tendo, gravando até por núcleos.

Telemundo

Como as TVs pelo mundo estão tratando as gravações de novelas na pandemia

Quem também interrompeu as gravações por conta da pandemia foi a Telemundo, uma das maiores emissoras voltadas para o público latino dos Estados Unidos e responsável por fazer versões de tramas mexicanas e também brasileiras. A chegada do coronavírus no país fez com que os executivos fechassem os estúdios no início de abril e interrompessem os trabalhos para as próximas novelas.

A Telemundo manteve protocolos rígidos e demorou para retomar as gravações, mas decidiu ir voltando aos poucos a partir de meados de agosto. Em setembro o remake de Café com Aroma de Mulher já estava em estúdio com direito a um elenco de peso como William Levy, que viverá o papel protagonista e que na verão original foi feito pelo brasileiro Guy Ecker.

Globo

Como as TVs pelo mundo estão tratando as gravações de novelas na pandemia

No Brasil, a Globo tomou uma decisão rápida e suspendeu as gravações de todas as suas novelas no final de março, antes dos governadores começarem a determinar quarentena mais rígida. A emissora optou por fechar os Estúdios Globo e tirou do ar toda as suas produções inéditas, colocando reprises em todas as faixas noturnas.

Em julho, a emissora anunciou que retomaria os trabalhos com um protocolo sanitário que evitaria a disseminação do coronavírus, mas sem data para recolocar as produções inéditas no ar. Desde então, Amor de Mãe já encerrou os trabalhos e Salve-se Quem Puder está nos últimos dias de gravações, enquanto Um Lugar ao Sol, Nos Tempos do Imperador e Quanto Mais Vida melhor entraram em estúdio ao mesmo tempo em que atores passaram a se contaminar, como foi o caso de Marieta Severo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado