Retorno

Portugal retoma gravações de novelas após controlar coronavírus

Tramas brasileiras ainda não sabem quando vão voltar com os trabalhos


Gravação de novela da TVI, em Portugal
Gravação de novela portuguesa - Foto: Divulgação/TVI

Com a diminuição no número de mortos por conta do novo coronavírus, os portugueses estão voltando com suas atividades aos poucos, incluindo a emissora TVI, que retomou as gravações de suas novelas nesta semana. O canal contratou profissionais de saúde para acompanhar as filmagens em Portugal.

De acordo com informações publicadas nesta quinta-feira (21) pela colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, o funcionário da área terá que observar e dizer quais cuidados atores e equipe de produção precisarão seguir para evitar o contágio da Covid-19.

“A normalidade será retomada, mas com a aplicação de um plano de contingência que visa a segurança e proteção de todos os trabalhadores, atores e restante da equipe técnica”, explicou a direção da emissora. Álcool gel é um dos produtos imprescindível deste novo tempo.

Até os roteiristas tiveram que modificar os textos para seguir as regras de segurança. Inês Gomes, autora de Terra Brava, da SIC, precisou reescrever muitos capítulos e cortar cenas íntimas. “Uma vez que não gravamos sequencialmente e como já tínhamos algum material filmado antes do começo da pandemia, não tive alternativa”, relatou.

O jornal O Público publicou uma reportagem explicando aos leitores portugueses como as filmagens aconteceriam na TVI e também na SIC. “Cenas de intimidade em episódios que ainda não estavam prontos foram riscadas do enredo. Gel desinfetante espalhado pelo estúdio e atores separados por um metro e meio no regresso ao trabalho”, detalhou.

NA TVI, na Corda Bamba, de Rui Vilhena – criador de Boogie Oogie (2014) – terminou no dia 15 de maio, porque as gravações já tinham sido encerradas. Entrou em seu lugar a reprise de Espírito Indomável (2010), mas que tem previsão de acabar em junho, dando espaço para a inédita Amar Demais, de Maria João Costa, autora de Ouro Verde - atualmente em exibição na Band.

Novelas brasileiras

Por enquanto, as gravações de novelas no Brasil estão suspensas e a Globo criou uma espécie de “livro de regras” para os profissionais evitarem a contaminação nos estúdios.

Contudo, de acordo com especialistas de saúde, o país vive o pico de contágio e não há uma data fixa para as filmagens das novelas retomem no canal. Neste momento, a previsão é que a volta ocorra em agosto, entretanto, pode ser alterada a qualquer instante.

Já é de conhecimento dos atores, diretores e roteiristas que cenas de beijos, sexo, briga e que tenham contato físico de forma explícita estão descartadas. Os envolvidos nos projetos terão que encontrar métodos para que o público possa compreender essas ações.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado