Abriu tudo

Netflix surpreende e abre canal direto com roteiristas e produtores

Contato não costuma ser comum entre quem produz conteúdo, como a Globo


Protagonistas de Sintonia, da Netflix comendo pizza
Netflix Brasil abriu canal de comunicação para envio de projetos - Foto: Divulgação/Netflix
Por Daniel César

Publicado em 24/11/2021 às 04:50,
atualizado em 24/11/2021 às 09:55

Em evento realizado na última terça-feira (23), com o título Mais Brasil na Tela, a Netflix reuniu uma série de pessoas do audiovisual para apresentar sua estratégia e produtos para o país nos próximos anos. Com a presença de executivos renomados da empresa, como Elizabetta Zenatti, VP de Conteúdo, a multinacional surpreendeu ao abrir um canal de comunicação direto com roteiristas e pequenas produtoras que quiserem enviar material.

Durante o evento em que a plataforma de streaming anunciou oficialmente a renovação de Sintonia para a terceira temporada, além de uma série de novidades, que incluiu até a confirmação da volta de Fernanda Souza para o mercado ao comandar um reality show culinário, os executivos presentes foram bombardeados com uma questão repetida mil vezes: como enviar um projeto?

A questão surgiu no primeiro minuto quando o evento abriu espaço para questionamentos e partiu de todos os lados. Entre os participantes do encontro virtual estavam nomes conhecidos do grande público, como o ator Roberto Bomtempo e o roteirista Tiago Santiago, ambos como parte da plateia e não dos contratados da Netflix, além de outros pequenos produtores e roteiristas do país. O próprio Bomtempo, que é dono de uma produtora no Rio de Janeiro, inaugurou a questão sobre como enviar projetos para a Netflix no Brasil.

A pergunta se repetiu muito, inclusive com algumas críticas ao mercado. "O mercado é muito fechado e não há espaço para novos roteiristas", comentou um participante no chat aberto para enviar perguntas aos executivos da Netflix. Essa é uma crítica recorrente que profissionais do audiovisual têm há bastante tempo. Basta lembrar que a Globo, por exemplo, abriu sua última oficina de roteirista para o público em geral nos anos 90. A Record, desde que inaugurou seu departamento de dramaturgia, fez apenas um concurso de novelistas.

Netflix abre canal para novos projetos

Netflix surpreende e abre canal direto com roteiristas e produtores

Várias outras perguntas foram citadas durante o evento para que os executivos pudessem respondê-las, mas como o encontro caminhava para o final, a impressão que se tinha era de que a Netflix iria ignorar a pergunta mais repetida do dia: como enviar um projeto para a plataforma avaliar? Porém, essa foi a última questão repassada para a trupe do serviço de streaming e a resposta surpreendeu.

Sem nenhuma delonga, os executivos explicaram como é o processo de aprovação. O projeto é enviado, avaliado por uma equipe e, a partir daí, há um feedback com o criador, de forma natural e simples. E mais do que isso, a Netflix Brasil disponibilizou emails para criadores de conteúdo enviarem material inédito e original em filmes, documentários e séries fictícias a fim de avaliação, algo inédito no mercado do audiovisual brasileiro.

Logo Melhores do Ano 2023
Vote no Melhores do Ano NaTelinha 2023

Está aberta a votação para você eleger os programas e profissionais que mais se destacaram em 2023 na televisão e todas as telas, na 14ª edição do prêmio Melhores do Ano NaTelinha.

PARTICIPE
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado