Exclusivo

HBO tem desconforto com Silvio de Abreu após denúncia de ex-autor da Globo

João Ximenes Braga fez denúncias


Silvio de Abreu sentado, com óculos e blusa vermelha
Situação de Silvio de Abreu preocupa HBO - Foto: Divulgação
Por Daniel César

Publicado em 03/11/2021 às 05:00,
atualizado em 03/11/2021 às 10:12

A denúncia de que Silvio de Abreu teria supostamente praticado atos de racismo enquanto era diretor de dramaturgia da Globo não pegou bem nos corredores da HBO, principalmente entre funcionários que já faziam parte da empresa antes da chegada da nova trupe. Embora ninguém aposte numa possível saída do executivo, os olhos estão sob o assunto e, a crença é que, se algo mais aparecer, pode ir para na mesa dos nomes fortes da empresa nos EUA.

O coautor de Babilônia com Gilberto Braga e Ricardo Linhares, João Ximenes Braga deu depoimento nas redes sociais acusando um diretor da Globo de decisões racistas, todos concluíram tratar-se de Abreu, pelo simples fato de que ele era o responsável pela dramaturgia da Globo à época. De acordo com fontes ouvidas pelo NaTelinha,  o desabafo do autor caiu como uma bomba na HBO.

Como o nome de Silvio de Abreu não foi citado textualmente pelo roteirista, nos corredores da HBO ninguém aposta numa possível punição ou mesmo que o caso seja tratado de forma empresarial. Mesmo assim, a Warner tem tido decisões contrárias a este tipo de comportamento no mundo todo e, caso haja novas denúncias com o nome de seu executivo, a situação poderá de mudar de figura.

Também não pegou nada bem a entrevista que ele deu após a confirmação de ter sido contratado para a dramaturgia. Na ocasião, ele saiu em defesa de José Mayer, demitido da Globo após acusação de assédio e também de Marcius Melhem, que foi formalmente acusado de assediar a comediante Dani Calabresa, além de outros casos não revelados pela Justiça. Diante disso, funcionários da empresa temem que novas denúncias envolvendo o nome de Silvio possam prejudicar o planejamento de lançar com pompas novas novelas, inclusive com nomes de peso entre roteiristas e também com grande elenco.

Silvio de Abreu e Monica Albuquerque

O sinal amarelo já está aceso na HBO desde que a denúncia de João Ximenes Braga foi feita, ainda que sem aparecer o nome de Silvio de Abreu. Depois disso, nos corredores da empresa veio a lembrança de outro caso, que poderia mostrar uma tendência da Warner no Brasil e que seria um problema para a marca: a própria Monica Albuquerque.

Isso porque, a chefona de dramaturgia da multinacional para toda a América Latina, também foi acusada de ter colocado panos quentes na denúncia de Dani Calabresa contra Marcius Melhem. Na ocasião, chegou a ser dito que ela teria tentado evitar que o caso crescesse internamente e chegado a procurar Dani para retirar as denúncias, através de uma subalterna. Mônica nunca se pronunciou sobre o tema, mas deixou a Globo pouco depois da notícia explodir através da Revista Piauí.

HBO tem desconforto com Silvio de Abreu após denúncia de ex-autor da Globo

HBO tem desconforto com Silvio de Abreu após denúncia de ex-autor da Globo

 

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado