Teleséries

HBO quer contratar autores globais para novelas

Streaming quer impactar mercado com os anúncios


Silvio de Abreu posa para foto
Silvio de Abreu vai levar autores da Globo para a HBO - Foto: Divulgação
Por Daniel César

Publicado em 02/11/2021 às 14:15,
atualizado em 02/11/2021 às 14:44

A HBO quer contratar pelo menos dois autores globais para dar start ao seu projeto da produção de novelas, chamadas de 'teleséries' pela Warner. A ideia é fazer anúncio de peso, como já ocorreu com os nomes dos executivos que irão cuidar da dramaturgia da plataforma de streaming. E os novelistas que estão no topo da preferência da empresa são Ricardo Linhares e Izabel de Oliveira.

Segundo apurou o NaTelinha com funcionários ligados a Warner, o anúncio de Mônica Albuquerque e, mais recentemente, de Silvio de Abreu, para cuidar da área de dramaturgia é parte de uma estratégia da empresa para gerar impacto no mercado e mostrar que há interesse em produção de qualidade e a médio e longo prazo. Não à toa, a plataforma pretende criar até banco de atores, em algo semelhante ao que a Globo faz.

Para escrever suas primeiras novelas, a HBO entende que é necessário nome de expertise e que também cause memória afetiva, tanto do público quanto do mercado, afinal, é preciso buscar investidores para abraçar o projeto. A compreensão é que o nome ideal para isso é Ricardo Linhares, autor talentoso e de grandes serviços prestados para a Globo. Ele escreveu, por exemplo, Paraíso Tropical, em parceria com Gilberto Braga, falecido neste ano.

Ricardo tem a favor dele o fato de que tem muita proximidade com Silvio de Abreu, já que foi escolhido como supervisor de várias obras enquanto o outro era diretor de teledramaturgia da Globo. Um exemplo é que Silvio o escolheu para corrigir tramas como Deus Salve o Rei (2018) e, mais recentemente, Amor de Mãe (2019 e 2021). O lado contrário, no entanto, é que o roteirista ainda está com contrato sob vigor com a emissora carioca, embora conte-se que já está em reta final e, portanto, poderia ser rescindido sem maiores problemas. A perda de prestígio dele junto à nova direção também vem sendo considerada, já que ele teve sua sinopse para a faixa das 21h cancelada recentemente.

Izabel de Oliveira na HBO

HBO quer contratar autores globais para novelas

Outro nome considerado pela HBO como favorito para assinar como novelista é Izabel de Oliveira, a autora de Cheias de Charme. Ela deixou a Globo durante o período de gestão de Silvio de Abreu, mas nos bastidores comenta-se que ele não teve qualquer participação em sua saída e até tentou mantê-la entre as contratadas, mas terias sido voto vencido na equipe de reestruturação da empresa.

Agora, ela surge com boas chances de voltar ao ar pelas mãos dele com um novo projeto, completamente diferente do que ela havia feito para a Globo. Além do fenômeno que revelou as Empreguetes em 2012, Izabel também escreveu Verão 90 (2019) e Geração Brasil (2014), tramas consideradas fracassadas em termos de audiência, mesmo assim, ela segue com prestígio.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado