Maria Vieira

Atriz portuguesa vetada de novela da Globo foi acusada de transfobia e banida do Facebook

Atriz portuguesa, Maria Vieira é deputada da extrema-direita em Portugal e já foi alvo de polêmicas


Maria Vieira em entrevista à televisão portuguesa; atriz está sentada, com cabelo curto e blusa cinza
Maria Vieira em entrevista à televisão portuguesa; atriz tem opiniões polêmicas
Por Daniele Amorim

Publicado em 20/06/2022 às 19:10,
atualizado em 20/06/2022 às 19:19

A atriz portuguesa Maria Vieira foi alvo de polêmicas após ter sido supostamente barrada em Travessia, a nova novela das nove da Globo, por ser conservadora e de direita. Antes da veterana ter postado um desabafo nas redes sociais na semana passada sobre essa rejeição, a artista foi acusada de cometer transfobia e de ser banida do Facebook por expressar opiniões que são contrárias as diretrizes da rede social.

Deputada municipal da cidade de Cascais pelo partido Chega, que é o berço da extrema-direita em Portugal, Maria Vieira usou seu espaço na tribuna em dezembro de 2021 para fazer declarações transfóbicas. Na época, a pasta legislativa discutia sobre o Dia Internacional da Eliminação da Violência Doméstica, e a política fez questão de mencionar que discorda do texto apresentado pela bancada de esquerda sobre a definição de quem são mulheres.

"Quero salientar que o Chega é contra a violência de homens, mulheres, magros, gordos e baixos. Por tanto, somos todos seres humanos. Uma parte do texto que diz das mulheres pobres, bissexuais, lésbicas, não binárias, que eu não quero nem saber o que é. Devo dizer que a nossa orientação, das mulheres, só a nós diz respeito. Quanto as transexuais, o homem nasce homem e a mulher nasce mulher", salientou a atriz. 

Já em maio, Maria Vieira disse ter feito uma conta no Twitter após ser banida do Facebook mais uma vez. Ela usou a rede social para criticar o presidente ucraniano  Volodymyr Zelesky por conta da ofensiva contra a intervenção russa no país. "Essas pessoas apoiam, defendem e financiam o fantoche Zelensky e o governo genocida a que ele preside, então isso quer dizer que o Putin está apenas a fazer aquilo que é certo e que é preciso fazer", falou.

A veterana também criticou o fato que a bandeira comunidade LGBTQIAP+ foi hasteada na frente da Assembleia da República, que pode ser comparada a Câmara dos Deputados brasileira:  "Com que direito é que uma bandeira que representa um grupo de homossexuais é hasteada na Assembleia da República ao lado da bandeira nacional? Este ato absurdo, deprimente e inenarrável é um desrespeito pela nação e um insulto ao povo português. Vergonha!", afirmou.

imagem-texto

Atriz portuguesa apoia Bolsonaro 

Na época do desabafo nas redes sociais, Maria Viera afirmou que foi escolhida para o elenco de Travessia pelo diretor Mauro Mendonça Filho. Eles já haviam trabalhado juntos em Negócios da China (2008), de Miguel Falabella. 

Após aceitar o convite, a atriz começou a acionar a embaixada brasileira em Portugal para iniciar os trâmites de visto de trabalho. Maria, no entanto, estranhou quando deixou de ser atendida pela produção para sanar questões da documentação. Ela decidiu ligar para o diretor da trama de Gloria Perez e soube por ele que estava fora do projeto.

De acordo com Maria Vieira, ela tem certeza de que foi afastada da trama brasileira após uma movimentação nos bastidores acerca de suas convicções políticas. Ela chegou a dizer na publicação que perdeu o emprego por ser de direita e apoiadora do presidente Jair Bolsonaro (PL). "Terá sido o único motivo pelo qual eu fui afastada do elenco daquela que seria a minha quarta novela na Globo", acrescentou. 

Não é a primeira vez que a atriz menciona que seu posicionamento político a deixou de fora da televisão. Em entrevista à Rádio Latina em janeiro de 2020, ela afirmou: "Pelo fato de me ter assumido uma mulher conservadora e de direita comecei a ser marginalizada e perder trabalho. Há dois anos que eu não trabalho neste pais à conta de ter assumido a minha posição política".

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado