Falta de empatia

Atriz Juliana Caldas critica abordagem de nanismo em filme da Netflix com Leandro Hassum

Juliana Paes também está no elenco do filme Amor sem Medida; Hassum faz personagem com nanismo


Montagem de print de vídeo da atriz Juliana Caldas e foto de Leandro Hassum, de barba e bigode
Juliana Caldas lamenta abordagem sobre nanismo em filme da Netflix protagonizado por Leandro Hassum - Reprodução/Instagram
Por Redação NT

Publicado em 01/12/2021 às 15:45,
atualizado em 01/12/2021 às 16:21

A atriz Juliana Caldas, que ficou conhecida ao interpretar Estela, filha de Sophia (Marieta Severo) na novela O Outro Lado do Paraíso, gravou um vídeo em seu Instagram nessa terça-feira (30) com um desabafo sobre o filme Amor Sem Medida, disponível na Netflix.

O longa é protagonizado por Leandro Hassum, que faz um cardiologista com nanismo, e teve seu tamanho reduzido através de computação gráfica. Juliana Paes também está no elenco e interpreta a advogada Ivana. Caldas, que é uma pessoa de baixa estatura, disse que não se sentiu representada no que viu.

"A pessoa que faz o personagem que tem nanismo... o ator não tem nanismo, que é o próprio Leandro Hassum. Eles fizeram computação gráfica, diminuíram [o Leandro Hassum] em computação gráfica, essas coisas, para mostrar que ele tem baixa estatura. E, depois disso, a maior parte do filme tem piadas totalmente capacitistas, totalmente preconceituosas e que não dá para aceitar hoje em dia. Se fossem piadas racistas, homofóbicas, gordofóbicas, eu acredito que talvez esse assunto estaria sendo levado mais a sério", desabafou Juliana.

Ela lamentou a forma que o nanismo é tratado como forma de piada no longa. "Porque o filme é de humor... Quando a gente fala sobre o nanismo, a maior parte das vezes é nessa forma de piada e totalmente capacitista e preconceituosa. Não dá mais para aceitar hoje mais um filme que faz você sentar e rir disso, rir dos outros, rir da condição do outro, sabe? No caso, né, da deficiência do nanismo", continuou ela, visivelmente abalada.

A atriz reforçou que é inacetável esse tipo de piada nos dias atuais.

"Eu não consigo, queria entender, realmente, se as pessoas sabem o que significa empatia. Porque eu, às vezes, vejo cada vez mais, que as pessoas não sabem. Na verdade, sabem o que é o significado, ok. Se colocar no lugar do outro, ok. Porém não exercem a empatia".

Juliana Caldas recebe apoio de famosos após criticar filme da Netflix

Após o longo desabafo em vídeo, Juliana recebeu mensagens de apoios de vários seguidores. Rafa Brites comentou:

"Caramba, Netflix Brasil, que horror. Eu sempre me pergunto quem são as pessoas que estão nessas reuniões, ninguém para levantar e evitar algo assim", escreveu.

"Pois é, Rafa. Não tem nenhuma pesquisa para saber termos corretos ou incorretos para poder tentar abordar da forma mais próxima do respeito. Obrigada por entender a minha opinião", respondeu Juliana.

O ator Giovanni Venturini, que também tem nanismo, escreveu: "É isso, Ju. Apesar de toda essa dor, precisamos falar. O que não dá é para ficarmos calados mais. Vamos juntos somando voz nesse grito".

Em evento realizado na última terça-feira (23), com o título Mais Brasil na Tela, a Netflix reuniu uma série de pessoas do audiovisual para apresentar sua estratégia e produtos para o país nos próximos anos. 

Com a presença de executivos renomados da empresa, como Elizabetta Zenatti, VP de Conteúdo, a multinacional surpreendeu ao abrir um canal de comunicação direto com roteiristas e pequenas produtoras que quiserem enviar material. 

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado