Revelação

Luciano Huck admite choque ao descobrir que o irmão é gay

Apresentador abriu o coração e contou que tinha preconceitos


Luciano Huck e Fernando Grostein
Luciano Huck admite choque ao descobrir que irmão é gay - Reprodução
Por Redação NT

Publicado em 02/09/2021 às 13:25,
atualizado em 02/09/2021 às 13:44

Luciano Huck foi o primeiro a saber que o irmão, o cineasta Fernando Grostein, de 40 anos, é gay. O episódio envolvendo a revelação foi narrado em detalhes no livro que o próprio apresentador escreveu durante a pandemia: "De porta em porta". "'Eu sou gay', disse assim, na lata, o meu único irmão, Fernando", diz Huck, num capítulo inteiro dedicado ao assunto.

"Quando Fernando, aos 20 anos, marcou sua posição e falou, 'olha, eu sou gay', essa é minha vida, isso não é uma escolha, esse é o meu ser, é como eu sou', eu disse: 'o.k.'. Mas, num primeiro momento, tive um certo choque – por razões que têm a ver com a forma obtusa, estúpida e quase desumana como o mundo dita as regras de comportamento, mas também porque você quer que a vida da pessoa que ama seja uma estrada asfaltada, sem buracos e pouco sinuosa", começa o apresentador.

No relato cheio de detalhes e lições de vida, Luciano abre o coração e admite, inclusive, que tinha preconceitos. "A 'libertação' começou naquele dia em que Fernando me mostrou que não éramos nem tão parecidos nem tão próximos quanto eu imaginava. (...) Hoje, vejo o quanto os anos e anos em que fui submetido a uma espécie de pós-graduação machista – que assolou e assola minha geração e muitas outras – me tonaram incapaz de enxergar os preconceitos que pensei, disse e fiz, e, pior ainda, as coisas importantes que deixei de pensar, dizer e fazer".

Luciano Huck diz que perdeu o chão com a notícia

"Dada a toda carga de referências machistas e homofóbicas que a sociedade brasileira me entregara – e o preconceito e o sofrimento que imaginei que isso traria para o Fernando e para a minha família – minha primeira sensação foi, de fato, a de perder o chão. Começa ali um embate entre tudo o que tinha entranhado em mim, fruto daquilo que hoje é chamado de machismo estrutural, e minha tentativa de tentar compreender e processar as novas informações e formar uma nova consciência".

Luciano Huck

No livro, o irmão de Huck também narra o momento que fez a revelação: "Luciano perdeu o chão, mas o seu instinto imediato foi de acolhimento. Proteção. Lembro que a primeira coisa que ele fez foi me dar a mão, me abraçar e dizer que estávamos juntos. Eu estava buscando aceitação".

Luciano Huck estreia no próximo domingo à frente do novo Domingão na Globo. A atração vai ar logo após o futebol.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado