Ícone LGBT

Gloria Groove volta às origens com programa na Netflix e EP de R&B

Prestes a estrear como apresentadora, drag queen canta "sofrência" em nova música


Gloria Groove no cenário do clipe de A Tua Voz
Gloria Groove no cenário do clipe de A Tua Voz - Foto: Rodolfo Magalhães

Revelada na TV ainda criança, Gloria Groove encantou o Brasil interpretando sucessos de R&B em shows de calouros, quando ainda estava longe de se montar como drag queen. Os dois novos projetos da cantora, um lançado na última quinta-feira (22) e outro previsto para 11 de novembro, resgatam as origens da artista: o EP Affair, totalmente influenciado na música negra norte-americana, e o comando de um reality show na Netflix.

A Tua Voz (assista ao clipe abaixo), primeira música do EP, já está nas plataformas de streaming e marca uma "era R&B" de Gloria Groove. Influenciada por divas como Whitney Houston, Lauryn Hill, Alicia Keys e Beyoncé, fez sucesso no quadro de calouros mirins do Programa Raul Gil, na Band, quando tinha 11 anos e se apresentava com seu nome de batismo, Daniel Garcia.

A fase drag, inaugurada em 2015, levou a cantora para outras vertentes musicais, porém sem nunca esquecer o R&B. A cantora interpreta o EP como uma análise de sua própria existência como artista e pessoa, dividindo-se entre Gloria e Daniel. As cinco faixas são "sofrências" sobre as cinco fases da paixão, explica ela.

"Eu me lembro de ter ouvido muito a palavra 'affair' quando criança e adolescente, pelos veículos de comunicação falando que 'fulano teve um affair com alguém', mais do que uma ficada. Essa palavra me atrai muito e está presente em uma das letras desse EP. Não consegui achar uma analogia melhor para um 'affair' do que o que tenho com a minha persona artística, o 'affair' do Daniel com a Gloria. É muito vívido em mim, realmente existe uma dualidade, um quer tomar mais espaço do que o outro", conta a cantora em entrevista a veículos de comunicação, incluindo o NaTelinha.

Como no trabalho anterior, Alegoria (2019), Gloria transformou Affair em um projeto multiplataforma, com cinco clipes acompanhando cada faixa do EP --um deles, inclusive, dirigido por ela.

Gloria Groove volta às origens com programa na Netflix e EP de R&B

Gloria Groove e Alexia Twister no reality show Nasce uma Rainha, da Netflix - Foto: Reprodução/Netflix

Gloria Groove estreia na Netflix

Daniel Garcia começou no audiovisual no Domingo Legal (SBT), em 2002, ao ser escolhido um dos integrantes da Galera do Balão, nova formação do Balão Mágico. Depois do Programa Raul Gil, participou da novela Bicho do Mato (Record) e fez dublagens, mas só voltou a atuar em seus clipes, já como Gloria Groove.

A partir de novembro, a cantora experimentará pela primeira vez o gostinho de ter um programa quase só dela. Ao lado de Alexia Twister, ela comandará o reality show Nasce uma Rainha, que exalta a arte drag. Embora seja cria da televisão, Gloria admite ter precisado se reconstruir para este novo trabalho.

"No Affair, eu me sinto completamente em casa. Em Nasce uma Rainha, passei por uma construção enquanto Gloria Groove apresentadora e parte de uma dupla, dividindo com a Alexia Twister. Depois do segundo episódio, eu já estava me sentindo em casa no set, mas são situações muito diferentes, É inevitável me sentir em casa escutando Affair, prova de que, sim, é um projeto para escutar em casa, no dia a dia", compara.

Nasce uma Rainha foi gravado no início de 2020, semanas antes do início da pandemia de coronavírus. Gloria se isolou em casa com sua família e parte da equipe, e passou a quarentena praticando reflexões que serviram de inspiração para o EP Affair.

"Não posso falar que 2020 foi um ano morto. Tive aquela fase de ostracismo mesmo, como acho que todos tiveram. Foi um susto, um baque para todo mundo, para o nosso mercado principalmente, mas consegui me manter criativa, perto da minha equipe de alguma forma, e construí melhor a relação com a minha casa. Foi um ano de muito amadurecimento. Affair e Nasce uma Rainha são as cerejas do bolo", analisa.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado