Fios alinhados

Confira dicas para manter cabelos lisos por mais tempo

Aprenda a manter a durabilidade da sua escova progressiva


Mulher de costas com os cabelos soltos
Cabelos lisos e hidratados - Reprodução

Você é adepta das escovas progressivas, mas sofre quando percebe que os fios já não estão mais no mesmo lugar? Acredite, isso acontece com a maioria das mulheres. Escovas sem formol deixam o cabelo com um aspecto alisado por até 3 meses, dependendo da rotina dos cuidados com os fios. Já escovas definitivas tem duração média de 3 a 8 meses, período em que o cabelo volta a crescer.

+ Gloria Pires trata os fios brancos com vinagre e sabão de coco 

+ Box Braids: 4 dicas para quem usa trança afro

Excesso de lavagens e de tingimento, além dos banhos de mar ou piscina, e até a poluição, são apenas alguns dos fatores que comprometem a durabilidade da sua escova.

Por outro lado, antes da progressiva o ideal é fazer hidratação profunda com queratina antes da progressiva. Depois de um mês do procedimento realizado, a hidratação deve fazer parte da sua rotina a cada 10 ou 15 dias. Saiba mais!

Hidratação e limpeza profunda

Após a progressiva, os fios são encapados por uma espécie de verniz, impedindo a absorção de outros produtos pela cutícula do cabelo. O ideal é tratar os cabelos queratina a cada dez ou 15 dias antes de fazer o alisamento. Desta forma, o cabelo será impermeabilizado com hidratante.

Confira dicas para manter cabelos lisos por mais tempo

Depois de um mês, os cabelos começam a perder a capa da progressiva e a hidratação passa a fazer efeito novamente. Agora, tome cuidado com o uso de shampoos de limpeza profunda, que aceleram o processo de retirada do efeito liso.

Água todos os dias

Como não há tanto resíduo para ser retirado em pouco espaço de tempo, lavar os cabelos todos os dias acaba eliminando as vitaminas que os fios possuem naturalmente.

Então, o correto é lavar os cabelos de três a quatro vezes por semana, dando um intervalo de, pelo menos, um dia entre uma lavagem e outra, evitando o ressecamento e dando durabilidade à escova.

Shampoo para cabelo tingido

É comum procurar por shampoos sem sal e condicionadores específicos para cabelos pós-progressiva. No entanto, de acordo com especialistas, um pouco de sal todas as fórmulas apresentam.

Caso contrário, não haveria a formação de espuma e nem manteria os fios limpos. Nesses casos, opte por shampoos para cabelos coloridos, indicados para não retirar a pigmentação dos fios e mantê-los mais nutritivos, prolongando o efeito da progressiva.

Tingir os cabelos pós-progressiva

Confira dicas para manter cabelos lisos por mais tempo

Mechas feitas no cabelo com progressiva deixam os fios mais frágeis, propícios a quebra, além de perder o efeito liso. Então, para quem deseja fazer luzes ou mudar a cor dos cabelos, o correto é pintar primeiro, deixando para alisar uma semana depois do procedimento..

Dormir com o cabelo molhado

Quem dorme com o cabelo molhado modifica a estrutura dos fios, independente de ter feito progressiva ou não. A situação pode piorar se as madeixas estiverem presas, pois aumenta a possibilidade de quebra. Antes de deitar, faça uso de um secador.

Muito tempo sem retocar a raiz

É preciso repor a umidade e as vitaminas que o fio acaba perdendo quando a progressiva é repetida muitas vezes seguidas. Para isso, a hidratação mensal e o corte a cada três meses são essenciais.

Já o retoque nas raízes também deixa o cabelo com aparência revigorada, sem desgastar muito a estrutura do fio e nem deixá-lo com aparência artificial.

Excesso de cloro da piscina, ozônio ou sal do mar

Confira dicas para manter cabelos lisos por mais tempo

Quanto mais contato com o cloro ou o ozônio, maior o desgaste da progressiva. O mesmo acontece com a água salgada do mar. Segundo especialistas, isso ocorre porque cada vez que se molha o cabelo, mais você irá precisar lavá-los com shampoo, passar condicionador e aplicar cremes que irão eliminar o efeito liso aos poucos.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado