Mantendo o controle

De caldinhos saborosos a chás quentinhos: 5 dicas para saciar a fome no inverno

Aprenda a controlar a vontade de comer tudo o que vê pela frente


Mulher comendo tudo o que vê
Controle da fome durante o inverno - Reprodução
Por Taty Bruzzi

Publicado em 10/07/2023 às 17:00,
atualizado em 15/02/2024 às 10:42

Dieta e inverno combinam? Especialistas vão dizer que sim, o problema é segurar a vontade de comer até reboco da parede na estação mais fria do ano. Isso porque é nos dias mais frios que se come mais.

Se no verão a tendência é não sentir fome e se alimentar mal por causa do calor, é nas estações com temperaturas mais baixas que acontece o inverso. Além da preguiça para se exercitar.

+ De alimentos crus a dieta do ar: 7 dietas bizarras dos famosos

O resultado, então, só pode acarretar no ganho de peso e na diminuição de energia. Frio ainda combina com tudo que engorda: bolos, chocolate quente ou em barra e pratos mais pesados e calóricos.

A boa notícia é que dá para manter a boa forma e se alimentar bem durante essa época do ano sem parecer uma capivara raivosa. A dica é ter bom senso, força de vontade e disciplina. Saiba mais!

1 - Sopinhas e caldos saciam a fome

Enquanto saladas refrescantes combinam com o verão, é durante o inverno que podemos abusar dos caldinhos e das sopas. Além de saborosas, são milagrosas e ajudam a saciar a fome. Principalmente quando consumidas no jantar.

Segundo especialistas, uma sopinha para ser balanceada precisa conter proteína magra entre seus ingredientes como peito de frango ou músculo. Quanto aos legumes, dê preferência por abóbora, abobrinha, berinjela, chuchu, aipo, alho-poró e couve-flor, que são menos calóricos.

De caldinhos a chás: 5 dicas para saciar a fome no inverno

Já o consumo de carboidratos devem ser controlados. O ideal é optar por apenas um desses alimentos por vez na receita. Exemplo: batata, mandioquinha ou macarrão.

Com o prato já pronto, sirva com um fio de azeite extravirgem. Se preferir, salpique linhaça, lascas de amêndoas ou de girassol, que são considerados fontes de gordura do bem.

2 - Aqueça o corpo bebendo chás

De caldinhos a chás: 5 dicas para saciar a fome no inverno

Não há nada mais gostoso durante o inverno do que se aquecer tomando chá. Por ser pouco calórica, a bebida pode ser consumida sem restrições. Além de ajudar a emagrecer, como é rica em antioxidantes favorece o sistema imunológico.

Dentre os sabores mais populares temos de camomila, bom para acalmar, o de hortelã, que faz bem ao sistema digestivo, e o de erva-doce, combate à ansiedade. Enquanto que o chá de hibisco ajuda no controle do peso.

3 - Alimentos termogênicos

De caldinhos a chás: 5 dicas para saciar a fome no inverno

Você já deve ter ouvido falar em alimentos termogênicos: chá verde, gengibre, canela e pimenta vermelha, por exemplo, fazem parte deste grupo, elevando a temperatura corporal e promovendo um maior gasto energético quando processados.

Dicas: coloque gengibre ralado ou picado no leite quente ou na sopa, assim como salpicar canela por cima das frutas assadas ou no iogurte.

4 - Troque os doces pelas frutas assadas

De caldinhos a chás: 5 dicas para saciar a fome no inverno

Ao invés de se entupir de doces, que tal experimentar frutas aquecidas no forno ou micro-ondas? Maçã, banana, pêssego ou abacaxi, além de saborosas e pouco calóricas, ajudam a saciar a fome. Dê um Up ao prato salpicando canela em pó.

5 - Chocolate sempre com moderação

De caldinhos a chás: 5 dicas para saciar a fome no inverno

Quem resiste a um chocolate quente para beber ou derretido no fondue com frutas durante o inverno? A boa notícia é que essa delícia esta liberada, desde que com moderação.

+ Confira 5 erros cometidos contra o cabelo durante o inverno

Se prefere tomar chocolate ao invés de café pela manhã, substitua o achocolatado pelo cacau em pó e o leite integral pelo desnatado, e use adoçante. O consumo indicado é de apenas uma xicara, porque dá para queimar durante todo o dia.

Dica: você pode salpicar cacau em pó nas frutas. No caso do fondue, prefira chocolate 70% cacau derretido.

Fonte: Boa Forma

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado