TV xTV

Atuação da Semana: Alinne Moraes se entrega até a alma como Bárbara

Atriz faz sucesso com uma personagem difícil


Cena de Um Lugar ao Sol com Bárbara sentada chorando
Na novela Um Lugar ao Sol, Alinne Moraes brilha como Bárbara - Foto: Reprodução/Globoplay

Na novela Um Lugar ao Sol, Bárbara está infernizando a vida de muita gente, até agredindo crianças e se tornando cada vez mais odiada por boa parte das personagens da história de Lícia Manzo. E quanto mais ela não é bem quista, mais sua intérprete, Alinne Moraes, cai nas graças do público com uma entrega até a alma para cada cena, por mais difícil que possa parecer.

Enquanto Bárbara teve a coragem de enfiar a mão na cara de uma criança, mostrando que está se tornando uma mulher insana, o grau de dificuldade da sequência parece que não incomodou Alinne Moraes, que se doou completamente e mostrou-se capaz de conduzir a personagem de modo a oferecer credibilidade, ao mesmo tempo que ofereceu ao telespectador da novela das nove a chance de elogiar a interpretação rica no mesmo nível em que se assusta com o crescimento dos surtos da filha de Santiago (José de Abreu).

Bárbara não nasceu uma vilã típica - também, pudera, Lícia Manzo não faz personagens assim - mas o grau de loucura sempre esteve ali, embora muita gente possa não ter percebido. Enquanto todos os olhares estavam em Christian (Cauã Reymond) ainda aprendendo a se comportar como Renato, na primeira semana da produção, há algumas sequências que mostravam o que estava por vir. Numa delas, Bárbara pede que o namorado a deixe em paz se não quer mudar e a forma como ela fala, mostra um elevado grau de paixão enlouquecedora, tudo isso muito bem planejado por Alinne.

A atriz é bastante experiente em interpretar personagens assim e sabe se tornar visceral. Coincidência ou não, ao mesmo tempo em que Um Lugar ao Sol é exibida, outra produção com ela entrou no catálogo do Globoplay, Duas Caras. A cultuada Sílvia, vilã da história, também foi interpretada por Moraes e ali ela era ainda mais insana, com uma composição milimetricamente forjada na loucura, daí o sucesso.

Alinne Moraes conversa com a câmera apenas com olhares em Um Lugar ao Sol

Se Silvia era louca, Bárbara não passa muito longe, mas elas são pessoas diferentes que estão ocupando apenas o mesmo corpo. E Alinne Moraes sabe disso ao planejar uma interpretação diferente, um desafio e tanto devido às semelhanças comportamentais de ambas. Em Duas Caras, o olhar de Silvia era de uma mulher entregue à loucura psiquiátrica, um nível de maldade de um psicopata. Já em Um Lugar ao Sol, a entrega da atriz colocou Bárbara com um olhar de loucura também, mas cheio de tristeza e depressão. Silvia é uma criminosa sem piedade, Bárbara é uma alma carente e sem rumo e as diferenças são oferecidas pela atriz, não pelo texto.

Embora seja a antagonista da história, no sentido de ser o impedimento para que o casal de mocinhos fique junto, o sofrimento de Bárbara dá muita credibilidade à personagem e não é de se estranhar que haja até quem torça por ela, apesar de todos os erros. Se Bárbara não se tornou uma personagem chata e sem apelo, tudo isso se deve à atriz.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado