Opinião

Primeira fase de O Rei do Gado trouxe saudosos talentos de volta à TV

Prólogo que termina nesta semana é um espetáculo à parte dentro da novela, em reprise na Globo


Eva Wilma como Marieta Berdinazzi na primeira fase de O Rei Gado, em reprise na Globo
Eva Wilma é um dos destaques da primeira fase de O Rei do Gado como Marieta Berdinazzi - Foto: Reprodução/Globo

A primeira fase de O Rei do Gado é um espetáculo à parte dentro da novela. O início da trama escrita por Benedito Ruy Barbosa, exibida originalmente entre 1996 e 1997, trouxe de volta à TV, dentro do Vale a Pena Ver de Novo, talentos que deixaram saudade – incluindo veteranos que já morreram e alguns outros atores que sumiram da TV.

Espécie de prólogo para a história de Bruno Mezenga (Antonio Fagundes), que começa a ser contada de fato nos próximos capítulos da novela da Globo, a primeira fase de O Rei do Gado serve como uma introdução. Nela, é apresentada a rivalidade entre as famílias Berdinazzi e Mezenga, que vai ditar todo o decorrer da trama.

Também é definida nesses primeiros capítulos a história de Luana (Patricia Pillar). Na segunda fase, ela surge como boia-fria. Só no desenrolar da história, descobre-se que a jovem é filha de Giácomo (Manuel Boucinhas) e virou sem-terra depois que o pai levou um golpe do irmão dele, Geremias Berdinazzi (Caco Ciocler/Raul Cortez).

O início é ambientado em meio à Segunda Guerra Mundial. É nesse contexto que morre Bruno Berdinazzi (Marcello Antony), convocado como soldado. A trama paralela rende um dos momentos mais bonitos de toda a novela: aquele em que Giuseppe (Tarcísio Meira) enterra a medalhinha do filho na esperança que ele renasça da terra.

Eva Wilma e Tarcísio Meira brilham na primeira fase de O Rei do Gado

imagem-texto

A sequência mostra por que Tarcísio Meira (1935-2021) foi um dos melhores atores da nossa TV. Todas as cenas em que Giuseppe aparece “enlouquecido” pelo sofrimento de ter perdido o filho deram ao veterano um de seus momentos mais inspirados e dramáticos de sua carreira. Ele morreu no ano passado, aos 86, vítima da Covid-19.

Também no ano passado, morreu Eva Wilma (1933-2021), escalada na novela para ser a matriarca Marieta Berdinazzi. O talento da atriz fica mais evidente quando comparamos a sofrida personagem de O Rei do Gado com a vilã Maria Altiva, a que ela deu vida em A Indomada (1997), novela seguinte a essa participação especial.

Não foram só deles as atuações irrepreensíveis desse início de novela. Há ainda a ótima atuação de Vera Fischer como Nena Mezenga, em um de seus melhores momentos na TV. Também se destacam os jovens Letícia Spiller, Leonardo Brício e Marcello Antony, estes dois sumidos das novelas.

Os atores corresponderam à direção competente e minuciosa de Luiz Fernando Carvalho. Poucos diretores souberam tão bem transpor o texto de Benedito Ruy Barbosa para a TV – êxito que também se viu em Renascer (1993) e Terra Nostra (1999). Contribuiu ainda para tanto requinte a direção fotográfica de Walter Carvalho, egresso do cinema.

Quando O Rei do Gado passou pela primeira vez, em 1996, a primeira fase durou só uma semana. Nesta reprise, foram quase duas. Os capítulos iniciais foram mais curtos porque dividiram a faixa com as últimas emoções de A Favorita. A “dobradinha” faz com que o prólogo termine só agora, nesta quinta (18) ou na sexta-feira (19).

O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela O Rei do Gado. Confira!

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado