Fenômeno

Trilha de O Rei do Gado foi a mais vendida de todos os tempos; ouça

Somados, os dois discos da novela ultrapassaram 3 milhões de cópias; especialista explica o sucesso e conta curiosidades sobre as músicas da trama


Trilha sonora da novela O Rei do Gado, em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, na Globo
Primeiro disco de O Rei do Gado uniu MPB ao sertanejo; segundo volume foi focado no repertório da dupla Pirilampo & Saracura - Foto: Reprodução/Globo

“Sou desse chão/ Onde o rei é peão/ Com o laço na mão/ Laça, fere e marca…”  Os versos que embalaram a abertura de uma das novelas de maior sucesso da TV brasileira estão de volta ao ar desde a última semana, com a reprise de O Rei do Gado em Vale a Pena Ver de Novo. A trama exibida originalmente entre 1996 e 1997 marcou época e seguiu na memória do público, muito por conta da trilha sonora repleta de hits, que uniu MPB e sertanejo e se tornou, inclusive, a mais vendida de todos os tempos pela Globo.

O primeiro disco de O Rei do Gado, que tinha Patrícia Pillar como a personagem Luana na capa, teve 2.122.093 cópias vendidas, estabelecendo um recorde há 26 anos. Já o volume 2, ilustrado pela dupla fictícia Pirilampo & Saracura, vividos por Almir Sater e Sérgio Reis, vendeu 937.186 unidades. Os dados são do livro Teletema Vol. 2, que será lançado ainda neste ano e passeia pela história da música e da teledramaturgia brasileira no período de 1990 a 2005.

“O sertanejo é o que consagra e faz com que a trilha de O Rei do Gado tenha tanto sucesso”, avalia Guilherme Bryan, autor do livro junto do novelista Vincent Villari. “A trilha vinha no caminho do grande sucesso das duplas sertanejas. Além disso, ela se encaixa perfeitamente com a novela e com os personagens, o que contribuiu com o sucesso da novela e também fez da trilha a mais vendida de todos os tempos”, comenta o pesquisador.

No repertório do volume 1, estão alguns dos nomes mais importantes da música sertaneja e que dominavam as rádios nos anos 1990: Chitãozinho & Xororó, Roberta Miranda, Leandro & Leonardo e Zezé Di Camargo & Luciano. Além desses, marca presença a cantora country norte-americana Shania Twain, a artista que mais vendeu discos nos EUA naquela década.

Escolha de Doce Mistério, da dupla Leandro & Leonardo, envolveu impasse

Trilha de O Rei do Gado foi a mais vendida de todos os tempos; ouça

O pesquisador revela uma curiosidade sobre a escolha da música Doce Mistério, sucesso de Leandro & Leonardo que entrou no volume 1. “Criou-se um impasse, porque esse era para ser o tema romântico principal da novela”, conta. A canção seria tema de Luana, papel de Patrícia Pillar, mas acabou tocando para Lia e Pirilampo, casal coadjuvante vivido por Lavínia Vlasak e Almir Sater.

Já a protagonista boia-fria ficou com Correnteza, de Djavan. A MPB também teve destaque na seleção. A romântica À Primeira Vista, na voz de Daniela Mercury, e La Forza Della Vita, gravada por Renato Russo, que morreu naquele ano, foram outros hits de 1996. “Curiosamente, uma das músicas mais associadas à novela é Admirável Gado Novo, grande clássico de Zé Ramalho nos anos 1970, tema do núcleo sem-terra”, comenta Guilherme.

O tema de abertura, Rei do Gado, foi escrito especialmente para a novela. “Foi o que gerou uma grande identificação com a trama, porque a música foi composta a partir da sinopse”, conta Guilherme. A letra é de Marcelo Barbosa, filho do autor Benedito Ruy Barbosa; do ex-RPM Luiz Schiavon; e de Nil Bernardes, ex-Dominó e então integrante do grupo Orquestra da Terra, que gravou a canção.

O volume 2 vendeu menos, mas ainda foi um fenômeno de vendas, chegando a quase 1 milhão de cópias. “É uma seleção totalmente sertaneja. Parece quase uma 'sub trilha', marcada pela dupla da novela Pirilampo e Saracura, interpretados por Almir Sater e Sérgio Reis. Eles cantam 8 das 12 músicas que compõem a trilha”, ressalta. Também marcaram presença Chrystian & Ralf, em parceria com Agnaldo Rayol, e João Paulo & Daniel, em alta na época.

Segundo volume do livro Teletema vai compreender período de 1990 a 2005

Trilha de O Rei do Gado foi a mais vendida de todos os tempos; ouça

“Houve um cuidado muito grande com a trilha sonora de O Rei do Gado. Foi um trabalho muito especial na escolha das canções”, comenta Guilherme Bryan. Mais detalhes sobre a seleção do repertório serão revelados no segundo volume do livro Teletema: A História da Música Popular Através da Teledramaturgia Brasileira, com lançamento previsto para as próximas semanas, ainda em 2022.

A primeira publicação cobriu da década de 1960 aos anos 1980, enquanto o novo livro vai de 1990 a 2005. “Foi um período importante tanto na consolidação das trilhas sonoras quanto em uma mudança drástica na indústria fonográfica, que foi a passagem do disco de vinil para o CD, com grandes vendagens, de grande euforia consumista de trilhas.”

Entre os destaques daquela época, estão Tieta (1989), Top Model (1989), Pantanal (1990), Rainha da Sucata (1990), o surgimento de Malhação e outras novelas com apelo infantojuvenil, além dos grandes sucessos do autor Manoel Carlos, sempre com trilhas marcantes, incluindo Por Amor (1997), Laços de Família (2000) e Mulheres Apaixonadas (2003).

“No mesmo espírito do livro anterior, o segundo traz entrevistas com produtores musicais, autores de novelas, cantores e compositores”, antecipa Guilherme Bryan, que também é coordenador da pós-graduação em Teledramaturgia no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Ouça a playlist do NaTelinha com a trilha sonora da novela O Rei do Gado:

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado