João Paulo Dell Santo

Com ajudinha do SBT, Globo aposta em Alma Gêmea para alavancar horário nobre

Novela de Walcyr Carrasco volta ao vídeo em 29 de abril, uma semana antes do previsto


Alma Gêmea
Alma Gêmea volta ao ar na Globo no próximo dia 29 de abril - Foto: Reprodução/Globo

A antecipação na data de estreia de Alma Gêmea no Vale a Pena Ver de Novo surpreendeu os noveleiros de plantão na última terça-feira (26), quando a Globo colocou no ar uma chamada com as novidades de abril. Antes prevista para 6 de maio, a novela agora chegará ao vídeo uma semana antes, no dia 29 do mês que vem.

Oficialmente, a emissora trata a mudança como uma "readequação da grade". De fato, a Globo resolveu ajustar o retorno do folhetim estrelado por Priscila Fantin, Eduardo Moscovis e Flávia Alessandra de olho nos índices de Elas por Elas e, principalmente, do horário nobre.

+ Longo e nada popular, Chega Mais precisa e vai passar por ajustes no SBT

+ Contratadas com estardalhaço, Sabrina Sato e Paola Carosella ainda aguardam chance de ouro na Globo

Conforme noticiou o NaTelinha no último dia 13 de março, em 1 ano, a audiência do canal encolheu 21,8% no prime time da Grande São Paulo, a mais valiosa faixa de programação, que vai da novela das 18h até a das 21h. A Globo marcou 23,5 pontos com Mar do Sertão, SP2, Vai na Fé, Jornal Nacional e Travessia, ante 19,9 pontos de Elas por Elas, SP2, Família é Tudo, Jornal Nacional e Renascer - ainda que atualmente o enredo de José Inocêncio (Marcos Palmeira) tenha mais público que o folhetim de Gloria Perez.

O declínio foi puxado justamente pela dobradinha Paraíso Tropical e Elas por Elas, que fez a emissora perder audiência no Brasil inteiro, daí a urgência de recorrer a tramas mais suaves para o Vale a Pena Ver de Novo, como Alma Gêmea, deixando de lado a ideia de reprisar apenas novelas das nove na faixa.

Com Alma Gêmea no ar a partir do dia 29 de abril, Paraíso Tropical chega ao fim no dia 3 de maio. Duas semanas antes, porém, a Globo estreia No Rancho Fundo, coincidentemente do mesmo autor de Mar do Sertão, Mario Teixeira. Internamente, a direção da canal considera que a história de Walcyr Carrasco, dona de grande audiência quando exibida em 2005, será capaz não só de beneficiar a sucessora de Elas por Elas, mas por tabela todo o horário nobre. 

A propósito, não é pequena a possibilidade do enredo de Serena e Rafael vir a superar as audiências das inéditas das 18h e 19h, como já ocorreu em outras ocasiões. Além dessa grande expectativa em torno da novela, a Globo acabou ajudada pela concorrência, uma vez que o público das tramas mexicanas migraram para o plim-plim desde os ajustes promovidos pelo SBT em sua programação.

+ Globo erra ao empurrar reprise de A Viagem para o Canal Viva

SBT ajuda a Globo na reta final de Elas por Elas

Com ajudinha do SBT, Globo aposta em Alma Gêmea para alavancar horário nobre

Desde o dia 18 de março, Elas por Elas observou um aumentou em sua audiência em todo o PNT (Painel Nacional de Televisão). A arrancada coincide com as mudanças na grade do SBT, quando as mexicanas foram remanejadas para a faixa entre 14h30 e 16h30 e o Tá na Hora passou a anteceder o SBT Brasil. 

Não deu outra! Entre os dias 18 e 23 de março, Elas por Elas bateu recorde de audiência na Grande São Paulo com 18 pontos de média semanal, a maior desde a sua estreia. Em contrapartida, o SBT viu seus números despencarem quase 30%.

Para a Globo, não haveria momento melhor para se livrar do remake, cuja média parcial está na casa dos 15 pontos, a pior de todos os tempos, e de Paraíso Tropical, que derrubou os índices de Mulheres Apaixonadas e dispõe de apenas 12,4 pontos na capital paulista. 

Aliás, o empurrãozinho do SBT também acabou respingando nos números de Família é Tudo, que tem acumulado recorde atrás de recorde nos últimos dias, revertendo o buraco deixado por Fuzuê. Para o plim-plim, com Alma Gêmea isso só tende a se intensificar. 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado