Opinião

Fim do Bake Off no SBT é acerto tardio e abre espaço para novos formatos

Talent gastronômico encerrou trajetória no SBT


Nadja Haddad sorrindo na tenda do Bake Off Brasil
Nadja Haddad comandava o Bake Off desde 2018 - Foto: Reprodução/Instagram
Por Thiago Forato

Publicado em 26/01/2024 às 06:39,
atualizado em 26/01/2024 às 10:01

O Bake Off Brasil - Mão na Massa chegou ao fim no SBT. Depois de 15 temporadas - nove com confeiteiros amadores, três com celebridades e outras três com crianças -, o talent gastronômico encerra sua história que perdurava desde 2015. Ainda que a febre de programas do gênero tenha passado há anos, a emissora resistia em produzir a atração que dava claros sinais de desgaste.

Sob o comando de Nadja Haddad desde 2018, o Bake Off despencou de popularidade e audiência não só como o SBT nesse período, mas como toda a televisão aberta em um contexto geral. A medida acabou sendo tomada até tardiamente, já que o talent agonizava aos sábados em rotatividade com outros formatos igualmente surrados.

O fim do programa serve para abrir espaço para novos formatos, que inclusive podem ter o comando da própria Nadja, que apresentou o formato brilhantemente por cinco anos.

Nosso Lar 2: Diretor revela planos para novas sequências e comemora feito histórico

Filho caçula de Zagallo detona os irmãos em guerra por herança

Bake Off Brasil derreteu em audiência

Ao longo desse número estrondoso de temporadas em um espaço de tempo relativamente curto, o Bake Off Brasil já foi por vezes o ponto alto do SBT aos sábados. Em números de audiência, a quarta leva de episódios lá em 2018 foi justamente a campeã nesse quesito: 10,3 pontos. No ano passado, fechou com 3,9. Uma queda de 62%.

Esse é apenas um indicador. O SBT tem vários outros. Na web, tem números mais modestos que o MasterChef, por exemplo. Financeiramente falando, aposta-se que a nova grade possa trazer "dinheiro novo" e anunciantes que não estão tão habituados a investir na TV aberta.

De fato, o Bake Off já não ornava mais com o SBT de 2024. E isso não é nenhum demérito. O talent cumpriu seu papel e não deixou de fazer história. Claro que poderia haver uma última dança em uma temporada de despedida. A longevidade que ele teve até merecia isso. Mas é uma outra conversa.

Agora, o SBT se concentra em repaginar completamente - ou quase - seus sábados. Dia que se encontra mais frágil e escasso de boas opções.


Thiago Forato é jornalista, assina a coluna Enfoque NT desde 2011, além de matérias e reportagens especiais no NaTelinha. Forato também é autor do blog https://parlandodepalmeiras.com.br e do podcast que leva o mesmo nome. Converse com ele pelo e-mail thiagoforato@natelinha.com.br ou no Twitter, @tforatto

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado