Opinião

Audiência do MasterChef evapora em 2023 e programa chega aos 10 anos desgastado na TV

MasterChef termina mais uma temporada sem audiência. Repercussão também não é mais a mesma


Ana Paula Padrão no MasterChef
MasterChef comemora 10 anos em 2024 - Foto: Divulgação
Por Thiago Forato

Publicado em 20/12/2023 às 06:11,
atualizado em 20/12/2023 às 09:38

O MasterChef completará uma década no ar pela Band em 2024. O talent gastronômico acumula 20 temporadas desde 2014, praticamente duas por ano, preenchendo todo o segundo semestre e parte do primeiro.

A versão com pessoas com idade acima de 60 anos terá sua segunda temporada findada na próxima terça (26) com apenas 1,3 ponto na Grande SP se não houver nenhuma grande surpresa, mais um recorde para a atração que já foi o carro-chefe da casa e flertava com o segundo lugar.

Bruna Biancardi mostra "maternidade real" com Mavie e recebe apoio de Tatá Werneck

Gloria Perez bate recorde com 4 novelas entre as mais vistas do Globoplay

Agora, está mais perto de conhecer o traço que disputar a audiência de maneira competitiva como nos primeiros anos. A falta de descanso e excesso de temporadas contribuiu para que o MasterChef faça dele um produto menos badalado não só na TV, mas também na internet.

O talent é prioridade absoluta na programação. Afinal de contas, ainda é altamente lucrativo e um filão difícil de se deixar de fora.

MasterChef chegou a 1 ponto

Até os fãs mais ávidos do programa deixaram de acompanhar devido ao excesso de episódios que a Band promove. No dia 28 de novembro, mais um recorde histórico: 1 mísero ponto na capital paulista com o MasterChef +, marca esta que será facilmente quebrada em 2024 caso o descontrole de exibição permaneça.

É claro que os números que o Ibope fornece é apenas um dos indicadores que a Band olha. Na internet, o MasterChef também perdeu relevância, mas não são números para se jogar fora. O comercial ainda sabe trabalhar isso a seu favor e não por acaso, o talent segue sendo um campeão de vendas.

Se pegarmos um recorte da temporada mais assistida do programa, a segunda com 7,2 em 2015, e compararmos com a atual, a queda é de 82%. Obviamente, a TV como um todo desmoronou a passos largos especialmente após a pandemia e esse é - repito - apenas mais um dos indicadores.

Apesar disso, são números que também não devem ser completamente ignorados. Existem outros formatos por aí à espera de uma oportunidade, bem como outras tantas possibilidades que podem ser criadas no desenvolvimento de algo novo.


Thiago Forato é jornalista, assina a coluna Enfoque NT desde 2011, além de matérias e reportagens especiais no NaTelinha. Forato também é autor do blog https://parlandodepalmeiras.com.br e do podcast que leva o mesmo nome. Converse com ele pelo e-mail thiagoforato@natelinha.com.br ou no Twitter, @tforatto

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado