Opinião

A Fazenda 2023 chega ao fim com audiência baixa e futuro em xeque

Prestes a completar 15 anos desde a estreia, formato sueco pode estar com os dias contados no Brasil


Adriane Galisteu de chapéu para o programa A Fazenda
Adriane Galisteu comandou mais uma temporada de A Fazenda; esta é a terceira - Foto: Reprodução/Instagram
Por Thiago Forato

Publicado em 21/12/2023 às 06:11,
atualizado em 21/12/2023 às 07:30

Mais uma temporada de A Fazenda chega ao fim na noite desta quinta-feira (21) na Record, sob o comando de Adriane Galisteu e direção de Rodrigo Carelli. Márcia Fu, Jaquelline Grohalski, William Guimarães, o WL, e André Gonçalves vão disputar o prêmio de R$ 1,5 milhão após três meses de confinamento em um programa que pouco repercutiu. O brilho que ainda restava se esvaiu com a expulsão arbitrária de Rachel Sheherazade.

Prestes a completar 15 anos desde sua estreia, A Fazenda perdeu relevância na Record. E falar de audiência vem sendo complicado, já que a televisão perdeu público como um conjunto. É chover no molhado dizer que essa 15ª temporada teve a menor audiência da história.

Audiência do MasterChef evapora em 2023 e programa chega aos 10 anos desgastado na TV

Raul Gil vai virar 'peixe fora d´água' em sábado dominado por influenciadores no SBT

Foram 6 pontos na Grande SP ao longo de 94 episódios. Recordes históricos negativos vêm sendo batidos ano após ano, bem como o Big Brother Brasil, na Globo. Janeiro está logo aí e notícias como essa também serão corriqueiras.

O que não dá pra saber é se a audiência de todos esses programas despencou porque ninguém aguenta mais devido ao excesso de anos no ar ou simplesmente porque há opções além da boa e velha TV aberta. Talvez um pouco disso tudo, aliado ao fato da Record seguir desrespeitando o público de A Fazenda com um programa pouco transparente, pay-per-view que não melhora e decisões que afastam o telespectador que ainda tenta resistir a tudo isso.

O futuro de A Fazenda na Record

Um ano antes da pandemia, muito se discutia acerca do futuro de A Fazenda na Record. A audiência e repercussão já estavam em frangalhos para a época, mas a o lockdown deu uma sobrevida não só ao reality rural, mas ao gênero de uma maneira geral.

O fôlego acabou. A Fazenda não é o produto mais assistido da casa e só é vice-líder no Ibope ainda porque enfrenta uma concorrência extremamente frágil. A liderança virou uma doce lembrança.

No aspecto financeiro, a coisa também mudou de figura. Nesta temporada, o programa chegou a perder patrocinadores e corre o risco de fechar o ano no vermelho.

A cada ano que passa, a permanência de um produto como esse na grade vai ficando insustentável. Reprovado pelo público e anunciantes, A Fazenda parece já ter cumprido seu papel dentro da emissora, que vai ter que decidir se vale a pena uma nova leva de episódios para 2024.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado