Opinião

Após febre na TV, talents gastronômicos chegam ao ápice do desgaste

MasterChef, Top Chef e Bake Off já tiveram dias melhores


Ana Paula Padrão, Felipe Bronze e Nadja Haddad
MasterChef, Top Chef e Bake Off acumulam recordes negativos - Fotos: Divulgação

Depois de um enorme "boom" em meados da década passada, os talents shows gastronômicos ainda sobrevivem na TV, mas longe de fazer o mesmo sucesso de público. A Band terminou mais uma temporada do MasterChef nesta semana e o Top Chef também conheceu seu campeão na Record. Ambos sem o mesmo brilho de outrora, sobretudo do programa comandado por Ana Paula Padrão.

Embora ainda seja um produto importante dentro da programação da Band, o MasterChef atingiu sua pior audiência em uma temporada nos nove anos que acumula no ar. Foram apenas 2,1 pontos na Grande SP, mas na internet, ele também não é mais o mesmo.

35 anos sem Chacrinha: data resgata o quanto gênero de auditório se definhou

Jornal da Band passa por cima do SBT Brasil, que chega à maioridade parado no tempo

A final da última terça-feira (12) conquistou números relevantes no YouTube. Todas as cinco partes que o programa é costumeiramente dividido na plataforma atingiram mais de 1 milhão de visualizações. Apesar disso, a audiência na web caiu de maneira vertiginosa. Nenhum episódio entrou sequer no top 50 de vídeos mais vistos.

Desde 2014, o MasterChef acumula 18 temporadas: 10 de cozinheiros amadores; quatro profissionais (mais uma estreia na terça); duas com crianças; uma com pessoas acima de 60 anos e por fim, uma com ex-participantes. Demasiado, não?

A falta de descanso e excesso de temporadas contribui para que o MasterChef faça dele um produto menos badalado não só na TV, mas também na internet. O talent é prioridade absoluta na programação. Afinal de contas, ainda é altamente lucrativo e um filão difícil de se deixar de fora.

Enquanto isso, o Pesadelo na Cozinha parece ter sido esquecido no churrasco. É 8 ou 80. Vai entender.

SBT insiste com Bake Off; Record deu nova chance ao Top Chef

imagem-texto

Atualmente no ar com a nona temporada de confeiteiros amadores, o Bake Off também acumula três com celebridades e outras três com crianças. São 15.

O que mais surpreende nesse caso é que o Bake Off está longe de ser para o SBT o que o MasterChef é para a Band. Ainda assim, agoniza na grade de programação, sendo menos visto aos sábados que o Cinema em Casa com frequência. Da última, teve menos público até que a reprise do Esquadrão da Moda exibido antes.

Na web, o talent show do SBT está longe dos números "milionários" da atração da Band. No entanto, o episódio de abertura desta temporada é o mais visto do canal com pouco mais de 900 mil visualizações. Mas é importante salientar também que as primeiras temporadas não estão disponíveis por lá.

Quem surge mais comedida é a Record. O Top Chef retornou agora depois de dois anos e ainda está na quarta temporada. Mesclando confinamento e culinária, se diferencia dos outros, mas a audiência também ficou longe daquela que era esperada. Foi saco de pancadas do SBT, sobretudo às quintas contra A Praça é Nossa.

No YouTube, o Top Chef dá números mais modestos que seus concorrentes. Seu vídeo mais visto ainda é o primeiro episódio da segunda temporada, em 2020, no auge da pandemia de Covid-19 com 1,3 milhão de visualizações. Possui 136 mil inscritos contra 1 milhão do Bake Off e 5 milhões do MasterChef.

O interesse do público

É claro que quem vai determinar o cancelamento desse ou daquele programa é o próprio público. A partir do momento em que o interesse diminuir a ponto de comprometer sua manutenção, a emissora simplesmente o saca.

Mas o que se vê é a falta de alternativas apresentadas de programas do próprio gênero por parte dessas emissoras. Se é pra apostar em talents culinários, que seja em novos. O formato precisa de um frescor. Talvez por isso todos os aqui listados estejam em pleno declínio e sem a esperança de dias melhores.


Thiago Forato é jornalista, assina a coluna Enfoque NT desde 2011, além de matérias e reportagens especiais no NaTelinha. Forato também é autor do blog https://parlandodepalmeiras.com.br e do podcast que leva o mesmo nome. Converse com ele pelo e-mail thiagoforato@natelinha.com.br ou no Twitter, @tforatto

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado