Opinião

Reencontro do Castelo Rá-Tim-Bum mostra que TV Cultura deveria valorizar mais a própria história

TV Cultura é dona de muitos infantis icônicos; mas parece ignorar datas marcantes


Protagonistas de Castelo Rá-Tim-Bum
Protagonistas se reúnem para recordar o Castelo - Foto: Divulgação

A nostalgia tomou conta da TV Cultura no último fim de semana, quando a emissora levou ao ar o reencontro entre os protagonistas do Castelo Rá-Tim-Bum (1994-1997). Um programa que só foi possível porque uma marca de bolacha (ou biscoito) se interessou e mexeu em uma história que o próprio canal da Fundação Padre Anchieta parece não querer se lembrar.

Dona de infantis icônicos como o Rá-Tim-Bum, X-Tudo (1992-2002), Glub Glub (1991-1999; 2006), Mundo da Lua (1991-1992) e Ilha Rá-Tim-Bum (2002), a TV Cultura tem uma tradição invejável no segmento, com anos a fio dedicados à produção de qualidade reconhecida até mundialmente.

Agora sob nova direção no setor artístico, mais precisamente sob os cuidados de Antonio Zimmerle, ex-Globo e Band, quem sabe a emissora comece a olhar para trás com mais carinho e passar a valorizar o que fazia de melhor. Que especiais como o do Castelo sejam mais frequentes.

No ano passado, na comemoração dos 30 anos do fim do Mundo da Lua, por exemplo, quem festejou a data foi o escritor Flavio de Sousa, que disponibilizou no YouTube "um quase documentário/making of" da produção, como ele mesmo intitulou. Luciano Amaral, em 2016, fez uma live em seu canal recordando os então 25 anos da obra.

Ainda em 2022, o Ilha Rá-Tim-Bum, último grande infantil produzido pela emissora e que completou duas décadas do seu fim, não ganhou qualquer menção. Se não fosse a Oreo, a data também passaria batido para o Castelo.

Dona da quinta maior audiência na Grande SP - à frente da RedeTV! -, a TV Cultura é a única que resiste ao tempo e continua dedicando boa parte da sua programação infantil às crianças. Falta, no entanto, dedicar alguns momentos para os adultos que tenham crescido com ela.


Thiago Forato é jornalista, assina a coluna Enfoque NT desde 2011, além de matérias e reportagens especiais no NaTelinha. Forato também é autor do blog https://parlandodepalmeiras.com.br e do podcast que leva o mesmo nome. Converse com ele pelo e-mail thiagoforato@natelinha.com.br ou no Twitter, @tforatto  

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado