Enfoque NT

Record joga a toalha contra O Cravo e a Rosa e nem tenta competir

Hora da Venenosa perdeu tempo e respaldo da emissora


Reinaldo Gottino, Fabíola Reipert, Reinaldo Gottino e a Cobra Judite no Balanço Geral
Hora da Venenosa teve redução abrupta em 2022 - Foto: Reprodução/Record TV

Desde dezembro do ano passado, A Hora da Venenosa, quadro do Balanço Geral SP, não sabe mais o que é estar no primeiro lugar do Ibope depois que a Globo estreou a reprise de O Cravo e a Rosa na faixa. Apenas com vitórias extremamente pontuais, o quadro capitaneado por Fabíola Reipert ainda era a única atração que dava dor de cabeça para a Globo. Ao longo de 2022, perdeu muito tempo e se antes ocupava quase 1h30 do jornalístico que tem como apresentador Reinaldo Gottino, agora ficou reduzido a cerca de 20 minutos.

O que chama atenção, no entanto, é o fato da Record sequer ter tentado disputar, mesmo que seja uma queda de braço praticamente perdida. Em vez de esticar o quadro para mais tarde, mexer na programação, a emissora optou por simplesmente reduzir o espaço destinado às fofocas.

Enquanto isso, a partir das 15h20 a audiência cai de maneira drástica, já que a reprise de Chamas da Vida (2008) não empolgou. Com uma média geral de 4 pontos, o folhetim despenca os índices quase pela metade, já que A Hora da Venenosa chega a 7 pontos com frequência.

Ainda que o quadro não consiga mais a ponta da preferência entre o público, já que a Globo resolveu utilizar artilharia pesada, ele segue sendo uma das maiores audiências da Record, atrás geralmente apenas do seu principal noticiário e do Cidade Alerta.

Hora da Venenosa foi pedra no sapato por anos

imagem-texto

Antes de acertar em cheio com reprises de novelas, a Venenosa fez a Globo mudar a programação algumas vezes. Reformulou o Vídeo Show (1983-2019) até extingui-lo, lançou o Se Joga (2019-2021), apostou em filmes da Sessão da Tarde e tentou ressuscitar até o Video Game, com Angélica, no final de 2017. Nada deu resultado.

Na faixa, a Globo já avisou que continuará apostando em reprises consagradas. O Cravo e a Rosa termina em setembro e a favorita é Chocolate com Pimenta (2003) do mesmo autor. O Vale a Pena Ver de Novo dá preferência para os folhetins das 21h.

Se por um lado brigar com a Globo no que ela faz de melhor é difícil, por outro deixar de tentar também não parece ser a melhor das soluções. Afinal de contas, o quadro ainda tem demanda e potencial de audiência, mesmo que não alcançasse a glória de outrora.


Thiago Forato é jornalista, assina a coluna Enfoque NT desde 2011, além de matérias e reportagens especiais no NaTelinha. Forato também é autor do blog https://parlandodepalmeiras.com.br. Converse com ele pelo e-mail thiagoforato@natelinha.com.br ou no Twitter, @tforatto

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado