Não emplacou

Fracasso de Elas por Elas expõe caos na dramaturgia da Globo

A novela das seis e das sete enfrentam problemas de audiência


Montagem com a logotipo da Globo com o elenco da novela Elas por Elas
Elenco da novela Elas por Elas - Foto: Montagem/NaTelinha
Por Sandro Nascimento

Publicado em 05/11/2023 às 08:00,
atualizado em 05/11/2023 às 15:39

Elas por Elas teve sua pior audiência na última quarta-feira (01), registrando apenas 14,3 pontos de média. Esses números evidenciam o fracasso do remake e expõem que a Globo errou ao decidir tirar o folhetim de Cassiano Gabus Mendes (1929-1993) da faixa das 19h, horário em que foi exibido originalmente, para colocá-lo às 18h. Outro equívoco foi não respeitar o texto do novelista e optar por criar uma nova história baseada nesse clássico da dramaturgia de 1982.

Antes da estreia, em setembro, o NaTelinha já havia noticiado que a trama tinha despertado uma atenção incomum na Globo devido à sua linguagem que destoava da faixa que se consolidou com folhetins de época ou tramas açucaradas regionais. No entanto, a emissora decidiu arriscar.

Fuzuê em crise: Globo troca autor e relança novela das sete após fiasco de audiência 

Por que o Melhores do Ano NaTelinha tem força para decidir uma contratação na TV? 

O público não correspondeu às expectativas e a audiência caiu cerca de 12% nas primeiras cinco semanas de exibição em comparação ao mesmo período de Amor Perfeito, trama que antecedeu na faixa. Se pegarmos como parâmetro a última semana da novela anterior, Elas por Elas chegou a espantar 35 a cada 100 telespectadores.

Globo não pode mexer em textos clássicos de novela

Fracasso de Elas por Elas expõe caos na dramaturgia da Globo

Reitero aqui o que destaquei na minha participação no Splash UOL desta semana: quando se propõe a fazer um remake, muitas vezes o autor, talvez movido pela vaidade, quer dar um pouco de sua identidade no texto. Só que ele vai mexer num texto que é clássico. É um grande erro. Quando você transforma uma nova novela, mexe em coisas que deram certo - e por que mexer?

Elas por Elas não é a única novela que tem dado dor de cabeça para a Globo. Fuzuê também vem alcançando baixos índices de audiência, o que forçou a emissora a fazer uma intervenção na trama e trocar a liderança do folhetim de Gustavo Reiz para Ricardo Linhares. Oficialmente, a Globo apenas diz que Linhares age como supervisor. Porém, nos bastidores, o NaTelinha apurou que ele é quem vem definindo todos os caminhos da trama numa tentativa de resgatar o horário.

Lauro César Muniz fala sobre a crise de autores na Globo

Durante o 1º Fórum Brasileiro de TV Aberta, promovido pelo NaTelinha e idealizado pelo jornalista James Ackel que aconteceu na última segunda-feira (30) em São Paulo, o autor Lauro César Muniz foi questionado sobre os problemas de audiência das novelas da Globo.

"É nítida a inferioridade da Globo com o grupo que está escrevendo (novelas) hoje. É nítida. Com exceção do Walcyr Carrasco, que é um autor já bastante conhecido e já teve oportunidade de fazer outras novelas, são todos novos e eles estão apanhando muito”.

Lauro César Muniz

Por fim, espero que a Elas por Elas sirva de lição de como não fazer um remake na Globo. Se a emissora, de fato, for produzir Vale Tudo, não ache que mexer na história vai melhorar a trama, porque não vai.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado