Coluna do Sandro

Por Covid-19, atores da Globo estão com medo e reclamam da volta das gravações

Autora de Amor de Mãe, Manuela Dias também estaria insatisfeita com as mudanças na trama


Logotipo da Globo com fundo preto
Logotipo da TV Globo - Divulgação
Por Sandro Nascimento

Publicado em 01/10/2020 às 04:33,
atualizado em 30/03/2021 às 13:29

O retorno das gravações das novelas Amor de Mãe e Salve-se Quem Puder durante a pandemia de Covid-19 vem provocando um clima de revolta, frustração e temor entre os atores, equipes de produção da Globo e da autora Manuela Dias. Mesmo com todas as medidas de prevenção ao vírus nas filmagens, de acordo com relatos ouvidos pelo NaTelinha, elas não estão sendo suficientes para evitar que os profissionais não sejam expostos ao novo coronavírus nos estúdios da emissora.

Desde o inicio de agosto, a Globo decidiu retomar as gravações das suas novelas para evitar prejuízo nos folhetins das 19h e das 21h. Mesmo com um ritmo mais lento nos trabalhos e sem previsão para exibir os capítulos inéditos, gravando mesmo na pandemia, o canal evita o aumento dos custos de produção.

A maior parte dos atores são contratados por obra e se adiarem as gravações, para janeiro, fevereiro ou quando houver uma vacina, precisariam renovar os vínculos, rever orçamentos e toda a logística das novelas. Com isso, gravando agora, o canal ajusta o setor financeiro com o artístico.

Porém, a reportagem recebeu relatos de profissionais envolvidos em Amor de Mãe e Salve-se Quem Puder que reclamaram sobre a insistência da Globo em voltar as gravações num período de pandemia. Eles não se sentem seguros o suficiente dentro dos estúdios para que não contraiam o vírus da Covid-19. Temem pela vida, mesmo com todas as medidas de prevenção.

Atores de Amor de Mãe e Salve-se Quem Puder foram diagnosticados com Covid-19

Nos últimos meses, vários atores globais tiveram resultados sorológicos positivos ao novo coranavírus, dentre eles Felipe Simas, Vladimir Brichta, Adriana Esteves, Jéssica Ellen, Rafael Cardoso e Rodrigo Simas - todos escalados nas novelas Amor de Mãe ou Salve-se Quem Puder. Além do elenco, alguns funcionários da equipe técnica também foram diagnosticados com o vírus.

A Globo faz ajustes no calendário de gravações quando alguém do casting ou da técnica tem a confirmação da presença no organismo da Sars-Cov-2. Parte das filmagens são paralisadas, profissionais são afastados e o roteiro é modificado diante da situação.

Ao NaTelinha, atores se mostraram indignados. Justificam que o zelo correto pela saúde do elenco seria aguardar um cenário de maior segurança, como uma vacina, para a retomada das gravações. Eles também contam que ficam com temor de serem "queimados" ao reclamarem para a diretoria num momento em que a Globo vem demitindo artistas e promovendo cortes.

Nos bastidores, a autora Manuela Dias já não estaria escondendo sua  insatisfação com os novos rumos da novela Amor de Mãe para atender o "novo normal" das gravações. Retalhada, a trama perdeu 30 capítulos e chegará ao fim com 125 exibições. Ela também estaria frustrada, principalmente, porque a saga de Lurdes pela busca do filho foi sua estreia na seleta fila de autores das 21h.

A reportagem entrou em contato com a SATED-RJ (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro), mas não obteve resposta até o fechamento da matéria. A Globo foi procurada no início da tarde da última terça-feira (29), mas não respondeu ao nossos contatos. Após a publicação da reportagem, enviou um comunicado negando as reclamações do artistas e reforçando a eficácia dos seus protocolos de segurança nas gravações: "Ninguém, até hoje, se contaminou dentro dos Estúdios Globo".

Confira a resposta da Globo na íntegra: "Desconhecemos as reclamações que você cita, que não procedem em absoluto.  As gravações nunca foram suspensas para se reavaliar o protocolo de segurança. Ninguém, até hoje, se contaminou dentro dos Estúdios Globo. O protocolo tem se mostrado bastante eficaz e é o responsável por viabilizar as gravações nos Estúdios com segurança para todos os envolvidos.  Além disso, o protocolo é atualizado semanalmente com as melhores práticas das áreas de saúde", 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado