Manifestação

Jovem Pan é alvo de protestos em SP após exibir vídeo de estupro sem tarja

Mulheres do MTST foram à sede do canal com cartazes

A Jovem Pan News virou alvo de protestos nessa quarta-feira (13) - Reprodução/Instagram
Por Jéssica Alexandrino

Publicado em 13/07/2022 às 14:31:14,
atualizado em 13/07/2022 às 16:15:17

O prédio que abriga a sede da Jovem Pan, no centro de São Paulo, foi alvo de protestos nesta quarta-feira (13). Mulheres do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) organizaram uma manifestação com cartazes e gritos de palavras de ordem em repúdio à forma como o canal exibiu o vídeo do estupro cometido por um médico anestesista contra uma mulher em trabalho de parto no Rio de Janeiro.

Na última segunda-feira (11), a Jovem Pan News colocou no ar as imagens do médico Giovanni Quintella estuprando de uma paciente que estava sedada sem tarja nem desfoque, ou seja, sem preservar a identidade da vítima. 

O grupo de mulheres acusa a emissora de apologia ao estupro. "Jovem Pan baixa, machista, misógina", dizia o cartaz segurado por uma das manifestantes.  "Depois do não, tudo é assédio" e "Não temos um dia de paz. O Brasil teve um estupro a cada 10 minutos e feminicídio a cada sete horas" eram outras mensagens exibidas pelo movimento.

As mulheres do MTST ainda estavam com as mãos pintadas com tinta vermelha, simbolizando sangue. No perfil oficial do movimento no Instagram, foi publicado um registro do protesto. "A voz das mulheres resiste e ecoa! A ação do coletivo do MTST Mulheres em Movimento seguiu firme para a Jovem Pan! Não aceitamos mais uma violação de nossos corpos", diz o início do texto.

"Basta de expor a vítima de um estupro num centro cirúrgico em veículos de informação sem qualquer tarja que proteja seu corpo e sua vida! Exigimos reparação e respeito! É pela vida e pela integridade das mulheres", completa a publicação.

VEJA TAMBÉM

Jovem Pan exibiu vídeo sem tarja ou desfoque

Momento em que delegada efetua a prisão de Giovanni Quintella - Reprodução/TV Globo

Um vídeo do médico anestesista Giovanni Quintella colocando o pênis na boca de uma paciente que estava sedada enquanto era submetida a um parto cesárea foi gravado por funcionárias do Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, na madrugada de segunda-feira (11).

A maior parte das emissoras e veículos de comunicação exibiu o material desfocado ou com tarjas para preservar a identidade da vítima, mas o Jornal Jovem Pan exibiu, na própria segunda, por volta das 10h30, o conteúdo de maneira explícita, o que gerou repercussão negativa e fez com que o canal tirasse o conteúdo de seu site oficial. Em outros noticiários da casa, a cena foi mostrada com desfoque.

Procurada pelo NaTelinha, a Jovem Pan emitiu o seguinte comunicado:

"Ao contrário do que foi noticiado por alguns sites, as imagens exibidas pela Jovem Pan na última segunda-feira (11) não expõem a vítima de estupro cometido pelo médico anestesista Giovanni Quintella Bezerra. Durante a entrada ao vivo de repórter com atualizações do caso, exibimos trecho de vídeo gravado pelos denunciantes do crime. Essas imagens, mesmo sem o blur, não revelam a identidade e a imagem da vítima, além de não mostrarem explicitamente o ato violento. Desde que o caso foi revelado, a Jovem Pan adotou os cuidados necessários para exercer o trabalho de informar e preservar os direitos da vítima, como é praxe em situações como essa. A Jovem Pan repudia o ato criminoso e confia que as autoridades cumprirão com o dever de investigar e punir o responsável pelas atrocidades denunciadas, garantindo assim que as vítimas consigam justiça."

Podcast Dupla de 2

Fabrício Falcheti e Sandro Nascimento levam em um bate-papo descontraído sobre os assuntos da televisão e famosos, com muitas informações de bastidores em primeira mão; confira

Ouça agora
TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS