Polêmica ao vivo

Talitha Morete pede desculpa após episódio considerado racista no É de Casa

Apresentadora foi criticada após pedir para convidada negra servir cocada aos participantes do programa

Thalitha Morete conversa com Sileide, durante preparo de cocada no É de Casa - Reprodução/Globo
Por Marcela Ribeiro

Publicado em 14/06/2022 às 15:17:00,
atualizado em 14/06/2022 às 15:29:08

Talitha Morete publicou um pedido de desculpa público, nesta terça-feira (14) no Instagram, após ser alvo de críticas por causa de uma atitude considerada racista no programa É de Casa do último sábado (11). A apresentadora convidou a vendedora de cocadas Silene, que conheceu enquanto fazia as unhas em um salão, para preparar a receita no programa. Quando o doce estava pronto, Talitha pegou a bandeja e entregou para Silene, uma mulher negra, servir aos convidados.

"Antes de vir aqui, a primeira coisa que fiz foi falar com a dona Silene e pedir desculpas para ela. Também preciso me desculpar com todas as pessoas, com meu público, pela minha fala. Errei e não há nada a ser dito para justificar ou minimizar esse erro, a não ser me desculpar", iniciou ela.

A apresentadora disse que desde sábado tem refletido sobre o ocorrido e sobre o lugar que ocupou neste contexto. Ao perceber o ato considerado racismo estrutural, e infelizmente "normalizado" na sociedade, de colocar uma mulher negra na função de servir, Manoel Soares se levantou e avisou: "Vamos fazer o seguinte? Eu vou ser o seu garçom e você vai me orientar para quem eu vou servir, porque você não vai servir ninguém", disse.

Talitha Morete seguiu dizendo que pretende transformar esse episódio em aprendizado e num compromisso de "vigília antirracista constante".

"É isso o que posso e devo fazer. Aproveito para agradecer meu colega Manoel Soares pela sensibilidade e o cuidado com a dona Silene. É muito importante quando estamos num grupo diverso que comprova como o mundo pode ser melhor quando inclui a todos".

Manoel Soares comenta pedido de desculpa de Talitha Morete

No post de Talitha, Manoel Soares comentou que considera importante dona Silene estar bem diante de toda a repercussão.

"Em segundo lugar, você não só entender, mas internalizar a compreensão do fato garantindo que isso não se repetirá, nem com você, nem perto de você".

O apresentador disse ainda que inúmeras vezes Thalita e outras colegas do É de Casa o ajudaram a mapear e reduzir seu machismo estrutural.

"Sou grato por isso, assim como deve existir em você agora uma gratidão por essa pessoas, que muitas vezes de forma ácida, apontam o rumo certo do comportamento racial".

Manoel seguiu dizendo que sabe que a internet é agressiva às vezes e que também já foi alvo. "Meu desejo é que o resultado desse episódio seja pedagógico e construtivo não só para você, mas para o Brasil", concluiu.

A Globo começou algumas mudanças na apresentação dos programas matinais a partir de julho. Para o É de Casa, a emissora resolveu tirar Maria Beltrão da GloboNews e escalou a jornalista para assumir o programa de todos os sábados, ao lado de , Rita Batista e Talitha Morete.



Siga a gente no Instagram

Acompanhe nosso perfil e fique por dentro das quentinhas da TV e famosos

ACESSE!
TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS