Sem contrato

Vencedor de Emmy e com projetos engavetados, Alcides Nogueira deixa a Globo após 40 anos

Emissora não renovou com o novelista, que chegou a dar um Emmy para o canal

Autor Alcides Nogueira deixa a Globo após 40 anos - Foto: Reprodução
Por Redação NT

Publicado em 20/04/2022 às 20:57:00,
atualizado em 20/04/2022 às 21:03:51

O autor Alcides Nogueira não faz mais parte do quadro de funcionários da Globo. A emissora teve a intenção de encerrar seu vínculo com o novelista recentemente. Para o NaTelinha, o canal confirmou a não renovação de contrato com o escritor, após quase 40 anos de vínculo, deixando claro que as portas da empresa sempre estarão abertas para ele, caso haja interesse em futuros projetos.

"Alcides Nogueira é uma grande referência da dramaturgia brasileira e coleciona sucessos ao longo das últimas décadas na televisão, como o Emmy 2011 com O Astro. Alcides tem abertas as portas da empresa para futuros projetos em nossas múltiplas plataformas", explicou a Globo em nota para o NaTelinha.

"A Globo, em sintonia com as transformações pelas quais passa o mercado, vem adotando novas dinâmicas de trabalho com seus talentos. A não renovação de um contrato não significa o final de uma parceria. Ao contrário, o novo modelo de gestão de talentos permite que essa parceria seja renovada em muitos outros formatos e projetos futuros", completou.

Alcides Nogueira estava há quase 40 anos na Globo, onde começou escrevendo episódios para o Caso Especial, em 1983. Por conta do bom texto, a empresa  o escalou para ser colaborador de Walther Negrão em Livre Para Voar (1984). Não demorou muito para o escritor lançar sua primeira novela: De Quina Pra Lua (1985).

A primeira trama dele transcorreu morna e não obteve o sucesso esperado pela emissora, sendo ele retornado para ser colaborador e coautor de folhetins de outros novelistas. A Globo voltou a dar oportunidade para Alcides em uma novela solo em 1997, quando escreveu O Amor Está no Ar, considerada um dos maiores fiascos das novelas das 6.

VEJA TAMBÉM

Alcides Nogueira teve projetos recusados pela Globo

Apesar dos contratempos com os novelas que não deram certo, Nogueira fez a emissora sorrir em algumas ocasiões, como em minisséries que assinou a quatro mãos com Maria Adelaide Amaral. Contudo a maior glória foi ter conseguido o troféu de Melhor Telenovela no Emmy Awards, considerada o Oscar da Televisão mundial, por ter adaptado O Astro (2011), clássico de Janete Clair revistado pelo autor em 2011, ao lado de Geraldo Carneiro.

O último trabalho de Alcides na Globo foi Tempo de Amar (2017), novela das 6 que teve boa repercussão junto ao público e a crítica. Nos últimos anos, ele chegou apresentar alguns projetos para a emissora, mas foi rejeitado pelo canal. Nogueira é um dos autores que saíram da Globo em uma leva recentemente. Além dele, Patrícia Moretzsohn, Paulo Halm e Daniel Adjafre deram adeus à empresa



Siga a gente no Instagram

Acompanhe nosso perfil e fique por dentro das quentinhas da TV e famosos

ACESSE!
TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS