Criticou

Alcides Nogueira diz que Globo impõe escalação de atores em novelas: "Interesses"

Novelista afirmou que método tem sido usado também por outras emissoras


Alcides Nogueira durante entrevista
Alcides Nogueira criticou a forma de escalação de elenco da Globo - Foto: Reprodução/Youtube

* Erramos: Este conteúdo sofreu alteração

 

Em um vídeo de 2012, Alcides Nogueira criticou publicamente o processo de escalação de elenco das novelas da Globo. Numa entrevista ao canal do YouTube, Texto Brasileiro, republicada pelo projeto Usineiros de Sonhos, o autor afirmou que a burocracia e a imposição da emissora carioca para alguns nomes nas produções têm atrapalhado a obra e é "pernicioso".

Na gravação, o autor diz que a "escalação era feita pelo autor em conjunto com o diretor. Os dois se reuniam, escalavam, convidavam... falavam: ‘esse ator tem a cara de fulano ou essa personagem tem a cara de fulana’. Hoje não", iniciou Alcides, que aguarda para voltar ao ar com uma história inspirada no livro A Intrusa. Sua sinopse foi apresentada à cúpula de dramaturgia da Globo em dezembro e ainda não está na fila.

Ele explicou como funciona atualmente o processo de escalação de atores para compôr o elenco de uma novela. "É uma série de interesses da emissora, dos patrocinadores, disso e daquilo... há os contratos. Tudo isso. E às vezes você recebe um ‘kit’ que não é dos mais agradáveis", criticou, mostrando insatisfação com a situação.

Alcides deixou claro ainda que o roteirista não tem escolha porque é uma ordem da cúpula da Globo e que não há muito o que fazer. "Você pega lá um personagem e você fala: ‘Meu Deus do céu! Não é o personagem que eu escrevi ou que eu quero escrever’. E é quase que uma imposição. Não chega a ser uma imposição porque é feita com muita delicadeza. Mas é uma imposição, sim. E que às vezes acaba surpreendendo pro bem ou pro mal", detonou.

Alcides Nogueira insatisfeito

O novelista, cujo último trabalho foi em 2017 com Tempo de Amar, também fez questão de afirmar que, por conta da burocracia e do formato que o processo de escalar elenco se transformou, as portas têm se fechado para pessoas talentosas. "Agora, eu conheço muita gente que quer entrar, que tem talento, que tem carisma, tem tudo pra dar certo na TV e que esbarra porque tem que fazer teste no casting, tem que fazer isso, tem que fazer aquilo... E não é só na TV Globo, não. É em todas as emissoras. É uma coisa perniciosa", frisou.

Alcides trabalhou, em suas últimas produções, com nomes que são queridinhos do mercado publicitário. Em 2015, com I Love Paraisópolis, o autor teve como protagonistas Bruna Marquezine e Caio Castro. Depois, com Tempo de Amar, atuaram nomes como Vitória Strada e Andreia Horta. O autor, porém, não citou nomes na entrevista que ouviu ainda Lauro César Muniz e Carlos Lombardi, ambos sem contrato com a Globo.

* A entrevista foi reproduzida nesta semana na plataforma de vídeos e o NaTelinha errou ao repercuti-la como fato novo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado