Publicado em 07/03/2021 às 08:00:09
No ar em Gênesis como o sacerdote Ibate, Rodrigo Candelot mal começou a gravar a novela da Record e precisou parar, depois de ter apenas duas cenas prontas por causa da chegada do novo Coronavirus. O retorno aconteceu em setembro seguindo todos os protocolos de segurança. "Foi um grande desafio gravar nessas condições", fala com exclusividade ao NaTelinha.
O ator elogia os protocolos seguidos pela emissora para garantir a segurança de toda equipe. "A Record procurou tomar todo o cuidado com os protocolos do Covid. Então, desde a entrada na emissora, tínhamos que nos cuidar", ressalta.
"Sempre com máscara, passando álcool gel nas mãos o tempo todo, testes de Covid quinzenais, ensaios com máscara e só na hora de gravar tiramos, camarins individuais e refeições também em espaços individuais", relata.
Em Gênesis, Candelot está na fase de UR dos Caldeus, que conta com três fases, cada uma delas separada por 17 anos, e permanece até o final. "As gravações da fase de UR ocorreram há pouco e eu, assim como todos os meus amigos dessa fase, já encerramos nossas gravações", explica.
Para dar vida ao seu personagem, que é um cozinheiro responsável pela cozinha real, o ator participou de um workshop com especialistas em queijo e adorou aprender todo o processo de cura.
"Foi muito interessante, não só por aprender esse processo, mas por entrar em contato com uma técnica muito antiga, e que era extremamente valorizada naquela época. A população da época adorava um queijo", detalha.
"Sempre gostei de cozinhar, apesar de não cozinhar tanto quanto eu gostaria pela falta de tempo, e isso me estimulou a voltar para a cozinha em tempos de pandemia", confessa.
Já que Ibate aparece em três fases que duram longas passagens de tempo, Rodrigo precisou fazer algumas mudanças em seu visual. "No ano passado, durante a minha preparação, eu recebi algumas indicações do perfil do personagem: um cara bonachão, meio barrigudinho, simpático, ótimo cozinheiro e extremamente amigo e companheiro dos sacerdotes mais antigos e superiores", relata.
"Tive total liberdade para criação do personagem, já que era um personagem fictício e não tínhamos muitas informações sobre ele. Então, comecei a engordar um pouquinho, procurei em mim as características do personagem que se assemelhavam comigo e busquei um tom menos cerimonioso para ele e mais coloquial, trazendo o Ibate mais para perto de mim", diz.
"Além disso, o tom da novela é mais informal mesmo, não precisamos dar o texto com formalismo e rigor. E acho que o naturalismo da linguagem de folhetim também me ajudou a compor o Ibate", elogia.
Como a fase UR é separada em três e cada uma dura 17 anos, uma curiosidade citada por Candelot é que Ibate inicia como o sacerdote mais jovem e termina como o mais velho.
"Meu personagem começa como o sacerdote mais jovem do reino, por volta dos 35 anos, e termina como sumo sacerdote, depois da morte dos sumos sacerdotes anteriores, quando ele está mais ou menos com 64 anos. Trabalhei uma voz e uma postura corporal diferente para cada fase dessa", sinaliza.
O ator avalia seu papel como o mais diferente de tudo o que já fez em sua carreira. "Só o visual careca e de barba já vão fazer o público perceber a diferença. Apesar de não ser um personagem cômico, como muitos outros que já fiz, procurei dar uma leveza ao personagem e espero que as pessoas curtam", torce.
VEJA TAMBÉM
Para superar o período de quarentena e isolamento social, Rodrigo Candelot criou o "Bagaceiros", canal de humor do YouTube com a participação de amigos do ator. A iniciativa deu tão certo que conta com mais 4 mil inscritos e de 18 mil seguidores no Instagram.
"O canal surgiu num momento ímpar. Estávamos passando por uma situação nunca vista na nossa geração: uma pandemia. Tivemos que ficar em casa, isolados e muitas vezes sem saber o que fazer. Inquieto que sou, comecei a fazer pequenos vídeos em casa com a ajuda do meu amigo cineasta, André Falcão, que divide apartamento comigo", recorda.
"Nasceram assim o programa de entrevistas (através de lives) do 'Jean Pierre', o 'Salada de Batata', que traz o 'Batata', um cara com síndrome de Peter Pan que fica azarando as amigas da época da escola através de vídeo chamada, e o programa Isolados, em que diferentes personagens, com seus mais diferentes problemas, tem que se relacionar apesar do isolamento social imposto pela pandemia", explica.
Segundo Candelot, a partir daís surgiu a ideia para outros programas e esquetes. Então, a necessidade de participações. "Chamei um grupo de amigos comediantes, 6 mulheres e 4 homens, entre eles Helga Nemetik, Charles Paraventi e Kacau Gomes, e alguns autores convidados como Victor Klier", cinta.
"Todos também escrevemos e contribuímos para o canal. Eu faço a direção geral. Hoje temos cerca de 6 programas no Canal. Em tempos difíceis como esse, o humor é uma ótima válvula de escape, haja visto o sucesso do App Tik Tok e o Reels do Instagram", avalia.
Para finalizar, Rodrigo reconhece que a arte foi fundamental para manter a saúde mental de todos durante o isolamento e espera que o artista seja mais valorizado daqui em diante.
"Essa valorização passa não só pelo público e pela população brasileira, como pelos nossos governantes e pela iniciativa privada. Nunca foi tão importante se apoiar a arte e a cultura", opina. "Esperamos que as coisas de fato melhorem para nossa classe, reforça.
"E nós que fazemos essa roda girar precisamos de incentivo. Esse incentivo tem que vir através de verbas diretas e projetos emergenciais como a Lei Aldir Blanc, que possibilitou a estreia e a reestreia de muitos espetáculos como a minha comédia, 'Enrolados', que está de volta ao Teatro Cândido Mendes agora em março, e terá uma temporada também on-line até o final deste mês", concluiu.
Fique por dentro dos próximos capítulos de Gênesis e outras produções acessando o canal de Novelas do NaTelinha.
Vilã não morreu
Mulheres de Areia: Isaura tem reencontro emocionante com Raquel
Estreou na TV aos 7
Lembra dele? Ex-ator mirim, Matheus Costa virou galã e bomba na web
Herdeiro
Vai ficar no prejuízo
Acabou a amizade
Contra maré
Doida?
Criminosa
Batalha
Assassina
Descubra
Traição?
Com 13 temporadas
Raridade
Novo momento
Cara de pau
Voltando a sorrir
Mudança de planos
Chapéu de couro
Pega pra Cristo
Na lata
Chantagem