Exclusivo

De volta em Paraíso Tropical, Sergio Abreu relembra polêmica de personagem gay: "Sem estereótipos"

No dia do Orgulho LGBTQIA+, ator cobra mais respeito à comunidade gay

Sergio Abreu relembra polêmica de personagem gay - Foto: Reprodução
Por Thomaz Rocha

Publicado em 28/06/2021 às 07:11:14,
atualizado em 28/06/2021 às 16:43:38

Lá se vão 14 anos desde que Sergio Abreu encarou o desafio de viver Tiago, o recepcionista do badalado Hotel Duvivier, em Paraíso Tropical. A partir de 5 de julho, o ator poderá rever seu trabalho na trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, já que a novela será reapresentada pelo Canal Viva na íntegra.

O artista não vê a hora de acompanhar o folhetim e a trajetória de Tiago, agora sem as polêmicas que algumas pessoas levantaram por causa do envolvimento homossexual de seu personagem com Rodrigo (Carlos Casagrande), na época em que a produção foi originalmente exibida, em 2007.

O que não faltam são histórias dos bastidores pra contar. Em entrevista exclusiva para o NaTelinha, Sergio revela momentos inesquecíveis das gravações da novela e relembra polêmica na época em que a trama foi exibida.

No dia do Orgulho LGBTQIA+, o ator fala da importância de ter representado um personagem gay e deixa mensagem para pessoas do movimento. Confira!

A volta de Paraíso Tropical

Sergio não esconde a alegria da expectativa pela reestreia de Paraíso Tropical no Canal Viva, a partir de julho, conforme NaTelinha noticiou com exclusividade. O ator afirma que só tem boas recordações da novela.

"Só tenho ótimas lembranças. Começando pelo texto maravilhoso do Gilberto Braga e do Ricardo Linhares, passando pela direção preciosa comandada pelo Dennis Carvalho e com um elenco de grandes artistas. O clima nas gravações era o melhor possível. Por tudo isso, a novela foi um grande sucesso. Vou acompanhar o máximo possível para matar a saudade", conta o artista.

"Lembro vivamente do dia em que estávamos na sala dos atores esperando para gravar e a saudosa Yoná Magalhães não aceitou que cedesse o lugar pra ela no sofá. Disse que preferia ficar sentada no braço que era mais firme, e assim fez: sentou-se com uma postura irretocável, com as costas perfeitamente retas. Nunca mais esqueci esse episódio: Uma atriz maravilhosa dando aula de postura num gesto simples", relembra Sergio.

Polêmica na época da novela

Na novela, Tiago, era namorado de Rodrigo, mas, ao contrário de algumas tramas anteriores que mostraram a intimidade entre casais gays, parte do público torceu o nariz para a relação. Gilberto Braga e Ricardo Linhares foram criticados por apresentar o relacionamento homoafetivo de Tiago e Rodrigo sem ter nenhum afeto entre eles em cena. Sergio garante que não se incomodou com a polêmica.

"Não me incomodei em absoluto. A abordagem da relação do Rodrigo e do Tiago desde o começo estava estabelecida como discreta, sem grandes arroubos ou estereótipos. Mas entendo que algumas pessoas gostariam de cenas mais afetuosas. E existem aí várias questões envolvidas. Creio que o debate e as críticas são fundamentais e serviram para levantar a representação de usos e costumes nas telenovelas. E, assim, caminharmos nessa e em outras questões", afirmou.

Depois de oito anos de Paraíso Tropical, os mesmo autores foram criticados pelo público por expor um casal lésbico numa novela das 9 (interpretadas por Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg, em Babilônia).

"A sociedade brasileira, como todas, precisa quebrar paradigmas para que possamos progredir em relação a igualdade de direitos e de representação. E isso não acontece da noite para o dia. Não acho que retrocedemos, creio que a representação das pessoas LGBTQIA+ é algo muito mais debatido hoje em dia, é uma pauta presente no nosso dia a dia. Mas entendo que as mudanças que queremos ver na sociedade se dão mais lentamente do que gostaríamos", analisou Sergio.

Orgulho LGBTQIA+

No dia do Orgulho LGBTQIA+, Sergio tem honra de ter representado uma pessoa do movimento e afirma que teve muitas manifestações positivas do público com seu personagem. "Foi muito gratificante poder representá-los. Precisamos falar de diversidade sempre que possível e de todas as formas. Só recebi carinho dos espectadores em relação ao meu trabalho", garante.

Recentemente, Sergio esteve no ar em Gênesis, a trama bíblica atual da Record. O ator pode voltar ao ofício da atuação e já vislumbra o futuro. "Foi muito bom poder me aproximar desse universo (bíblico), conhecer um pouco mais alguns aspectos da Bíblia. Como ator, quanto mais diversos os trabalhos, mais enriquecedor para o artista. Pra mim, esse é um dos pontos mais instigantes e gratificantes, conhecer realidades as mais díspares", diz.

"Vou filmar um longa metragem em julho na cidade de Maringá (PR). Vai se chamar O Armário Mágico. Ainda não temos data de estreia", finalizou.

TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS