TVxTV

Atuação da Semana: Rômulo Estrela dribla texto ruim e brilha em Verdades Secretas 2

Ator tem feito grande trabalho num personagem sofrível


Cena de Verdades Secretas 2 com Cristiano e Angel frente a frente
Na novela Verdades Secretas 2, Rômulo Estrela brilha como Cristiano - Foto: Reprodução/Globoplay

Verdades Secretas 2 passa longe de ser uma obra prima, mas a produção do Globoplay revelou ao menos um grande mérito nos primeiros dez episódios: a interpretação de Rômulo Estrela. O novo galã da emissora conseguiu fugir de todas as armadilhas e atalhos que a produção vem mostrando e consegue brilhar, ainda que com um texto aquém de seu talento.

No papel do investigador Cristiano, ele consegue dar credibilidade a diálogos sofríveis porque transmite algo que praticamente todo o restante do elenco não consegue: franqueza. Um dos grandes problemas da primeira leva de episódios liberados pela plataforma de streaming de Verdades Secretas 2 é justamente o problema com as interpretações, aparentemente por opção de Amora Mautner.

Enquanto a diretora artística da novela conseguiu oferecer uma estética inovadora e takes que saltam aos olhos, ela optou por um trabalho quase fantasioso com os personagens. Ninguém transmite realismo num texto que é puramente naturalista - embora também ruim. Mas de alguma forma, Rômulo conseguiu fugir da imposição da diretora e acertou o tom com seu protagonista confuso e dividido entre duas mulheres e um sonho.

Enquanto o público é apresentado aos trancos e barrancos pelo tom jocoso e mal contado de Walcyr Carrasco, Cristiano mostra-se vulnerável e cativa logo na primeira cena por conta de seu olhar. Estrela parece saber que, em caso de uma história assim, o que salvaria é transmitir verdade para o drama de seu Cristiano. Só assim seria possível engolir os diálogos que passam longe de serem críveis.

Rômulo Estrela pensou em cada detalhe em Verdades Secretas 2

Cristiano é um homem atormentado pelo passado e com um único objetivo na vida: conseguir o perdão de seus superiores e retornar à Polícia Civil. Seu envolvimento com Giovanna (Ágatha Moreira) é justamente para isso: investigar a morte de Alex (Rodrigo Lombardi) e provar que o homem está morto e que foi assassinado por Angel (Camila Queiroz). Mas o detetive pode ser brilhante para investigar casos infantilizados no universo de Walcyr Carrasco, mas tem inteligência emocional perto do zero e, logo de cara, se apaixona pela investigada.

Nada disso seria crível porque o autor apressa os acontecimentos, não porque a trama é menor - 50 episódios - mas porque não existe sutileza ou construção narrativa. O público descobre as intenções porque os personagens falam e com Cristiano não é diferente e é aí que reside o talento de Romulo Estrela. Enquanto outros do elenco mergulharam no submundo nonsense de Walcyr, o ator acreditou no seu personagem e o transformou em real.

Basta ver a respiração ofegante que vai mudando conforme sua tensão cresce, ou mesmo as viradas de rosto que são diferentes quando está com Giovanna ou com Angel. Romulo pensou em cada detalhe para compor seu protagonista e o resultado estético é a melhor interpretação de Verdades Secretas 2. A novela em si ainda não disse a que veio e não vale a pena, mas o trabalho do ator é só mais uma prova de que seu espaço cada vez maior na Globo não é por acaso.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado