Crise?

Incertezas de Faustão geram angústia na Band

Equipe do programa está sobrecarregada por conta da viabilidade para colocar o Faustão na Band no ar


Faustão no programa desta segunda-feira (25)
Faustão no programa desta segunda-feira (25); título passa por problemas ultimamente - Foto: Reprodução/Band

Com quase oito meses no ar, Faustão gera incertezas nos bastidores da Band. O alto custo do programa diário causou uma demissão em massa nas últimas semanas e não há definição se o comunicador ainda continuará a ocupar o mesmo horário de segunda à sexta-feira no ano que vem. A alta cúpula vai esperar o apresentador decidir se ele manterá o formato ou trabalhará apenas nos domingos - como fazia na Globo. 

Segundo apurou o NaTelinha, recentemente, a redução de gastos chegou até nas caravanas. Anteriormente, a plateia almoçava em uma churrascaria antes do início das gravações. Porém, a partir dessa semana, o público se contenta apenas com dois lanches servidos no começo e fim dos trabalhos.  Por conta dessa mudança, inclusive, as caravanistas estão instruídas a chegaram mais tarde nos estúdios do Morumbi, em São Paulo.

Além disso, chama a atenção do canal o fato de que, diferente do que acontecia na Globo, o Faustão na Band tem repercussão perto do zero e não consegue chamar a atenção, seja do público no cotidiano ou mesmo na web, uma vez que o programa não consegue emplacar discussões nas redes sociais.

Chitãozinho e Xororó no Churrascão do Faustão; quadros exigem bastante da produção
Chitãozinho e Xororó no Churrascão do Faustão; quadros exigem bastante da produção

Cansaço da equipe 

De acordo com as fontes ouvidas pelo NaTelinha, o fato do Faustão na Band ter um programa diferente em cada dia da semana também gera desgaste da equipe que restou. Atualmente, são eles: Pizzaria do Faustão, Churrasco do Faustão, Na Pista do Sucesso, Arquivo Pessoal, Grana ou Fama e A Hora da Decisão. 

Por conta deste volume, as gravações acontecem diariamente e exigem muito trabalho por parte da produção para mobilizar as atrações e convidados. No caso do Na Pista do Sucesso, por exemplo, são dois participantes que competem entre si para saber quem são as cinco bandas/cantores que irão se apresentar no palco do programa. 

A equipe também precisa lidar com a inflexibilidade de Faustão para deixar o programa mais interativo. O apresentador reluta com a ideia de deixar que o público de casa também possa votar nas competições por meio da internet. Para isso, no entanto, o programa precisa ser ao vivo também. 

Desde a última segunda-feira (25), Faustão na Band perdeu 30 minutos de arte para o game show do Zeca Camargo, 1001 Perguntas, que passou a ser diário. A reportagem apurou que a intenção do canal é aumentar a audiência do ex-Globo com a mudança na grade. A explicação é que o período das 22h às 22h30 é quando Fausto Silva marcava seu pior Ibope, chegando a 2 pontos, que atrapalhava na média final.

Apresentador do Show da Fé, R. R. Soares
Apresentador do Show da Fé, R. R. Soares

Prós e contras

Até 2021, a Band alugava o horário de Faustão para a exibição do Show da Fé. O programa, que é propriedade da Igreja Internacional da Graça de Deus, pagava à emissora cerca de R$ 6 milhões pelo espaço concedido.

No entanto, por conta do programa do comunicador, a Band não pode mais contar com essa fluxo no caixa. Porém, por outro lado, Faustão alavancou os índices de audiência da faixa. Se antes o Show da Fé não passava do traço, o título do apresentador chega até aos quatro pontos no ibope. 

Mesmo assim, os números ficaram muito aquém das expectativas geradas pela emissora no ato da contratação. Houve até, nos bastidores da Band, quem comemorou a chegada de Faustão alegando que o canal teria condições de brigar pelo segundo lugar na audiência, o que acabou não se concretizando.

A produção do Faustão chegou a fazer uma série de demissões para equacionar as contas e parar de dar prejuízo, o que foi conquistado, embora ainda não haja lucro para a emissora, até porque existem espaços vazios de publicidade.

imagem-texto

Escolha de Faustão

Apesar de todos esses problemas, a cúpula da Band ainda está interessada em manter o programa diariamente na grade. Só depende de Faustão querer que isso aconteça. 

O comunicador ainda pode mudar de ideia e decidir fazer seu formato somente aos domingos. Por conta do antigo contrato com a Globo, Faustão só poderá assumir o mesmo horário em uma emissora concorrente depois de um ano.

Para você, Faustão deu certo na Band?

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado