Críticas

Bozo explica fim do personagem e culpa Xuxa: "Está pagando preço por enganar crianças"

Ex-apresentador foi pioneiro ao dar vida ao palhaço na TV; hoje, ele é pastor evangélico


Wandeko Pipoca, o primeiro Bozo, em entrevista ao podcast Inteligência Limitada, no YouTube
"Eu saí do ar por causa da Xuxa. Como é que eu vou concorrer com a Xuxa e com as paquitas", relatou Wandeko Pipoca - Foto: Reprodução/YouTube
Por Redação NT

Publicado em 30/05/2022 às 18:01,
atualizado em 30/05/2022 às 18:01

O ex-comediante Wanderley Tribeck, conhecido como Wandeko Pipoca, o primeiro ator a dar vida ao palhaço Bozo na TV, culpou Silvio Santos e Xuxa pelo fim do personagem. Em entrevista nesta segunda-feira (30), o artista, que se tornou pastor evangélico, criticou a sexualização da mulher nos programas de televisão, inclusive infantis.

“O Silvio [Santos] começou a colocar mulher de shortinho no programa. Falei para ele que não daria certo”, relatou Wandeko Pipoca, o primeiro palhaço Bozo, em entrevista ao podcast Inteligência Limitada, no YouTube. “Eu saí do ar por causa da Xuxa. Como é que eu vou concorrer com a Xuxa e com as paquitas. Bumbumzinho tudo lá, quem ia querer ver o Bozo?”, indagou.

“Entrou no lado sexual e ela tá pagando um preço muito alto por isso. Por enganar as crianças. Porque se você é ídolo de crianças, você tem que trabalhar com crianças a vida toda. Eles vieram com 'Rainha dos Baixinhos' e agora abandonaram as crianças. Eu não abandonei as crianças, eu saí porque não podia concorrer com ela.”

Wandeko Pipoca

"Sempre critiquei perna de mulher em programa de TV", disparou Wandeko Pipoca

Wandeko Pipoca seguiu com as críticas à sexualização do corpo feminino na TV: “Eu sempre critiquei esse negócio de perna de mulher em programa. O que criança quer ver perna de mulher? Criança quer rir. Eu sempre critiquei e eu falei pro Silvio que não ia dar certo”.

Ele também associou o fim do personagem à proliferação de intérpretes que o sucederam nos anos 1980. “Colocaram outros Bozos, por ideia dele [do Silvio Santos]. Um Bozo em Belém, um em Porto Alegre, um no Rio de Janeiro. Aí não deu certo, as crianças diziam que o original ficava em SP e o falso mandavam pro Rio de Janeiro.”

O personagem Bozo foi criado nos Estados Unidos, na década de 1940, e chegou ao Brasil em 1980, com Wandeko Pipoca. Ele deu vida ao palhaço entre 1980 e 1982, no SBT. Depois, vieram Arlindo Barreto, Luís Ricardo, Décio Roberto, entre vários outros intérpretes. O programa saiu do ar em 1991.

Assista à integra da entrevista de Wandeko Pipoca ao podcast Inteligência Limitada, de Rogério Vilela:


Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado