Uma década sem Chico Anysio

Por que os filhos de Chico Anysio são proibidos de usarem os personagens do pai?

Humorista faleceu há 10 anos


Coalhada, Professor Raimundo e Alberto Roberto em foto montagem
Coalhada, Raimundo e Alberto Roberto foram alguns dos célebres personagens de Chico - Fotos: Divulgação
Por Thiago Forato

Publicado em 23/03/2022 às 05:05,
atualizado em 25/03/2022 às 11:27

O humorista Chico Anysio morreu aos 80 anos de idade há exatamente uma década, 23 de março de 2012, vítima de complicações cardiorrespiratórias. Dono de mais de 200 personagens, nenhum deles pode ser interpretados ou negociados  por seus filhos. Mas qual o motivo? Simples: os direitos pertencem ao Grupo Globo.

Em junho de 2020, Nizo Neto, um dos filhos do artista, numa entrevista concedida ao canal da jornalista Lisa Gomes no YouTube, revelou que o pai havia assinado um contrato passando todos os direitos de mais de duas centenas de personagem à emissora. "Ele assinou um contrato que tinha uma cláusula dizendo que os personagens pertenciam à Globo", resumiu.

De fato, todas as vezes que personagens de Chico foram usados, se tratou de projetos da própria Globo, como é o caso de Bruno Mazzeo em A Escolinha do Professor Raimundo, que está no ar até hoje, mas em reprises nas tardes de sábado da emissora, por exemplo.

Os personagens inesquecíveis de Chico Anysio

Por que os filhos de Chico Anysio são proibidos de usarem os personagens do pai?

Na Globo, Chico esteve desde 1970 até sua morte e comandou programas como o Chico Anysio Especial, Chico City, Chico Total, Chico Anysio Show e integrou o auge do Zorra Total (1999-2015), logo em seu início.

Dentre seus personagens mais famosos, estão, por exemplo, Professor Raimundo, que bem ou mal está no ar até hoje na TV. Nele, Chico interpretava um típico professor brasileiro mal pago. "E o salário, ó...", repetia ele, fazendo um gesto com a mão para representar a mixaria que recebia do governo para lecionar.

Outros que também se destacaram na sua história recente foi Alberto Roberto, que integrou o extinto Zorra Total. Nele, Alberto se considerava galã e recebia convidados semanalmente com um visual característico. Ele ostentava um bigode touca de renda.

Painho também fez parte do humorístico da Globo. O pai de santa fazia despachos para vários pessoas, e tinha o futuro lido através dos búzios para seus clientes, que sempre saíam impressionados.

Chico Anysio era multifacetado

Por que os filhos de Chico Anysio são proibidos de usarem os personagens do pai?

O humorista fazia diversos tipos de personagens. Até mesmo o Jovem, adolescente rebelde sem motivo aparente, repleto de gírias e que odiava a superproteção da mãe.

O pai da Escolinha também chegou a interpretar um vampiro: Bento Carneiro, que não botava medo em ninguém, mas acreditava que ainda podia assustar muita gente. E como não se lembrar de Coalhada? O personagem, que era um jogador de futebol, achava que era um craque, mas não passava de um perna de pau.

"Não tem dinheiro, não tem bens materiais, só um imóvel. Meu pai não guardou dinheiro. A única coisa que a gente herdou foi o legado, a história".

Nizo Neto
Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado