Memórias da Telinha

Como Os Trapalhões trocou a Tupi pela Globo para virar fenômeno?

Os Trapalhões: Grupo marcou história na Globo e na TV


O quarteto Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum e Zacarias na década de 70
O quarteto Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum e Zacarias: os eternos Trapalhões - Foto: Divulgação/TV Globo
Por Thiago Forato

Publicado em 12/03/2022 às 08:27,
atualizado em 12/03/2022 às 09:36

Em 13 de março de 1977, Os Trapalhões desembarcavam na Globo à convite de José Bonifácio Oliveira Sobrinho, o Boni, na época diretor de operações da emissora. Anteriormente na TV Tupi (1950-1980), o grupo formado por Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum (1941-1994) e Zacarias (1934-1990) convivia com as dificuldades financeiras do canal e não tiveram como recusar uma proposta sedutora da já líder de audiência no Brasil.

Na extinta Tupi, já eram sucesso e figuravam como um dos programas de maior audiência na televisão brasileira, mas foi na Globo que fizeram a maior parte de sua história e se transformavam em grande fenômeno. Ao passo que suas esquetes atraíam milhões de pessoas semanalmente antes do Fantástico, seus filmes encantavam pela simplicidade e na arte de fazer rir. Não por acaso, a trupe consegue manter 12 filmes, dentre os 30 de maior bilheteria do Brasil.

Às vésperas de fechar as portas, a Tupi não conseguiu cobrir a oferta da Globo. Renato Aragão, em entrevista à revista Veja, contou que chegou a desmaiar por duas vezes na emissora, tamanha eram precárias as condições de trabalho. Na emissora líder, conseguem fazer filmagens externas, câmeras lentas e rápidas, além de repetecos das cenas de maior impacto, como publicou o extinto jornal Movimento em janeiro de 1977.

"Se não ficar engraçado, pelo menos haverá muita imagem pra ver", brincou Renato Aragão, que deixara para trás os cenários improvisados de papelão e isopor do antigo programa. Era uma vida que se iniciava e o início de uma história que perduraria por duas décadas com os amigos trapalhões.

Tupi tentou barrar estreia de Os Trapalhões com Os Trapalhões

imagem-texto

No dia da estreia na Globo, a Tupi tentou contra-atacar com a mesma arma: exibindo Os Trapalhões. No caso, os melhores momentos do quarteto. A seleção escolhida pela extinta emissora paulista teve uma média de apenas 2,3 pontos no Ibope ao longo de duas horas, contra 71 pontos obtidos pela Globo.

O humorístico chegou ao fim em agosto de 1995, pouco depois da morte de Mussum, no ano anterior. Por mais de um ano, Renato e Dedé apenas apresentavam os melhores momentos de Os Trapalhões com brincadeiras, plateia e artistas convidados.

Antes disso, em 1993, o grupo chegou a negociar com o SBT uma mudança de ares. Segundo o jornal Folha de São Paulo, Silvio Santos não mediria esforços para contratá-los. Quem intermediava era Carlos Alberto de Nóbrega. Aragão, inclusive, teria ouvido uma proposta tentadora, que incluía pagamento de uma multa rescisória. Embora Mussum e Dedé fizessem seus contratos separados, era Renato quem negociava por todos.

Desde o ano de 1990, com a morte de Zacarias (1934-1990), o programa perdia força. Depois de popularizar seu ingênuo pastelão nas TVs Excelsior e Tupi, o prestígio interno na Globo não era o mesmo, o que acabou culminando em algumas mudanças no formato implementadas em 93. José Lavigne, então revelado no TV Pirata, substituíra Wilton Franco na direção, e novos redatores também ajudaram a dar novo fôlego ao programa.

A queda de Os Trapalhões na Globo

Renato Aragão só assumiu o fim do grupo em dezembro de 1995. "Os Trapalhões acabaram, não adianta insistir", disse numa entrevista ao jornal O Estado de São Paulo em edição do dia 12 daquele mesmo. "Para voltar, tenho de achar uma nova fórmula", almejava.

Entre 1996 e 1997, cogitou sair da Globo porque "não aguentava mais fazer apenas especiais", mas a emissora acabou com a geladeira e estreou A Turma do Didi em 1998, que perdurou até 2010. Entre 2010 e 2013, mudou para Aventuras do Didi e desde então, ele segue fora da TV aberta, com participações esporádicas.

Já Dedé Santana não seguiu com o companheiro no final dos anos 90 e rodou: fez A Praça é Nossa no SBT e o programa Dedé e o Comando Maluco, entre 2005 e 2008, contra o próprio Didi. Ainda em 2008, acabou voltando para a Globo e a atuar com Renato Aragão.

Confira um trecho de Os Trapalhões na TV Tupi:

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado