Biografia

"Nasci no circo. Fiz de tudo: fui palhaço, andei no globo da morte e tudo mais"

  • Nome: Manfried Sant'Anna
  • Nascimento: 29/04/1936
  • Idade: 85 anos
  • Sígno: Touro
  • Estado civil: Casado
  • Profissão: Ator / Humorista
  • País: Brasil
  • Cidade: Niterói (RJ)

Dedé Santana é ator e humorista, conhecido por ter integrado o grupo Os Trapalhões. Nascido em uma família formada por artistas de circo, sempre esteve ligado ao universo artístico. No picadeiro, foi palhaço, acrobata, trapezista, domador de elefantes, entre outras atuações. Paralelamente, também teve trabalhos como de engraxate e mecânico.

Na juventude, foi seguir carreira no Rio de Janeiro. Ingressou no teatro como faxineiro e depois tornou-se contrarregra. Nos anos 1960, já despontava nos palcos, sempre com uma verve cômica. Foi nessa época que, a convite de Arnaud Rodrigues, fez sua estreia na televisão, na Tupi, e também teve as primeiras experiências no cinema.

Em meados da década de 1960, firmou parceria com Renato Aragão, o Didi. Mais tarde, com Mussum e Zacarias, eles formariam Os Trapalhões, um sucesso na televisão, no cinema e em espetáculos pelo país. A formação do programa, inicialmente na Tupi e depois na Globo, durou de 1974 até 1995.

Com a morte dos dois últimos integrantes e o fim do programa, seguiu com participações em outras diversas atrações. Na Record, fez a Escolinha do Barulho (1998), como o Professor Dedé. Entre 2004 e 2006, foi o General Dedé em A Praça é Nossa, no SBT. O reencontro com Renato Aragão, em A Turma do Didi, foi de 2008 a 2010.

Neste período, retomou a parceria com o antigo amigo em todos os projetos do humorista na TV e no cinema. Também fez participação especial na nova versão de Os Trapalhões (2017), na Globo. No Multishow, esteve na série Treme Treme (2018). Seguiu também com outros projetos em filmes e peças de teatro.

Foi casado com a atriz Ana Rosa de 1958 a 1962. Eles tiveram dois filhos, Maurício, que morreu em 1961 de leucemia, e Maria Leone, nascida em 1962. Depois, casou-se com Aimée Iório, com quem teve cinco filhos, Áttila, Aiede, Aiesca e Aimee. O casal se separou em 1981. Já a terceira união, com a atriz e modelo Susana Mattos, durou de 1986 a 1988. É casado desde 1989 com Christiane Bublitz, com quem tem três filhos: Marcos, Dayana e Yasmim.