Tolerância zero

TVs russas sofrem baque com paralisação de formatos consagrados

Programas como o Dança dos Famosos e The Voice foram suspensos


Finalista do The Voice Kids da Rússia e logo do programa
The Voice Kids na Rússia foi suspenso - Foto: Divulgação/Channel One

Em guerra com a Ucrânia há uma semana, a Rússia vem sofrendo sanções econômicas de todos os lados, e na televisão não é diferente. Nesta quinta-feira (3), a Banijay, famosa produtora de conteúdo e a ITV Studios, ordenaram que seus consagrados formatos fossem paralisados no país capitaneado por Vladimir Putin.

A ITV é dona de formatos como I'm a Celebrity... Get Me Out of Here e The Voice. Atualmente, havia uma versão para crianças (Kids) no país russo e ele terá que ser retirado do ar imediatamente. A CEO da produtora, Carolyn McCall, informou que a empresa também não venderá mais formatos para o país.

O The Voice Kids está no ar na Rússia há sete anos, enquanto o I'am a Celebrity está no ar desde o ano passado. Esses são alguns dos mais vendidos pela ITV Studios em todo o mundo. Outras grandes distribuidoras como a BBC Studios, Fremantle e All3Media International cortaram relações com o país. A BBC também tirou sua versão da Dança dos Famosos.

"Embora a Rússia não seja um parceiro significativo para a ITV Studios, já vendemos conteúdo para clientes russos que incluíam drama, formatos e conteúdo não roteirizado como realities. Até o fim da invasão na Ucrânia, interrompemos novas vendas para clientes russos", disse a porta-voz da produtora.

Rússia sofre retaliações pesadas em TV

A Banijay também cortou relações. Ela administra formatos como The Bridge, Survivor (No Limite), Wife Swap e Fort Boyard. "Tendo em conta os acontecimentos recentes, tomamos a decisão de não fazer acordos na região relativos à produção, distribuição (vendas e licenciamentos) e questões comerciais em geral", diz o comunicado.

A produtora também doou 100 mil euros (600 mil reais na cotação atual) para o povo ucraniano, que parte para a segunda semana de guerra.

A Rússia não participará da Mip TV neste ano. A feira de TV ocorrerá em abril, na cidade de Cannes, na França, e marcará a primeira feira presencial desde 2019. Enquanto houver guerra, no entanto, ela não estará presente.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado