Antagonismo

Em crise no Ibope, SBT é 'rei da Netflix'; entenda

Emissora não emplaca na TV aberta, mas comanda ranking do streaming


Logos do SBT e da Netflix lado a lado
SBT é o rei da Netflix vivendo crise de audiência - Foto: Montagem

O SBT enfrenta uma crise de audiência ainda pior do que já vinha suportando desde que lançou a nova programação no início de 2022, com números baixos e que a aproximam, inclusive, da média-dia da Band. Se na TV aberta a emissora de Silvio Santos sofre para atingir seu público-alvo e vive um momento delicado, ao mesmo tempo as produções da emissora deslancham no streaming e transformam a empresa em rei da Netflix.

Para se ter uma ideia da crise do SBT, na última terça-feira (18), a emissora marcou apenas 4 pontos de média-dia, um desempenho fraco carregado pelos números muito abaixo da meta de sua programação vespertina, com praticamente todas as produções originais girando em torno de 2 de média. No dia anterior, o canal havia registrado 4,4 e ficou perto da Band, que foi com 3,3 pontos, graças à estreia de Faustão, que alavancou a grade noturna.

Mas não é de hoje que o SBT vem em baixa, tanto que Silvio Santos mexeu os pauzinhos no início de 202 para tentar mudar os rumos da programação, estacionada na quarta posição. A estreia de um jornal policial, o SBT Notícias, o ajuste para colocar o Vem para Cá no período da tarde e a antecipação do Casos de Família, no entanto, até agora não surtiu efeito e o desempenho só caiu, afetando inclusive os índices das produções mexicanas, que não estão vivendo sua melhor fase.

Não se sabe ainda o que vai acontecer com o canal de Silvio Santos, embora nos bastidores a aposta é que outras mexidas ocorrerão. Com o alto investimento da Band nos últimos anos e a expectativa do mercado é de que a programação do canal da família Saad ainda será mais incrementada, já existe no meio a preocupação de que o SBT pode até perder o terceiro lugar, ao invés de recuperar a vice-liderança.

SBT, o rei da Netflix

Em crise no Ibope, SBT é

O contraponto disso é que, num de seus piores momentos históricos quando o assunto é audiência, o SBT comanda todo o ranking dos programas mais vistos da Netflix no Brasil. A plataforma de streaming adquiriu parte do catálogo da emissora e tem feito sucesso com as novelas infantis, que também conquistaram o público na década passada colocando o canal na vice-liderança do horário.

Para se ter uma ideia, no top 10 dos programas mais assistidos da Netflix no país nessa semana, quatro são produções originais do SBT e mais duas têm relações umbilicais com o canal de Silvio Santos. Segundo lugar da lista, Carinha de Anjo liderou por muitas semanas o ranking, na terceira posição aparece Cúmplices de um Resgate, enquanto Chiquititas aparece em sétimo e As Aventuras de Poliana em nono.

Além das novelas infantis, que fazem a festa das crianças no streaming, outras duas produções com a cara do SBT estão no ranking. Em primeiro lugar da semana está a nova versão de Café com Aroma de Mulher, novela latina de sucesso, cuja versão original foi ao ar no SBT no início do século. E em oitavo lugar está a versão original da plataforma para Rebelde, que fez imenso sucesso no canal aberto quando mostrou a novela mexicana, o que torna o SBT o rei da Netflix.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado