Vem aí

TV Aparecida faz programação especial com participação de Elba Ramalho

Canal exibirá comemoração dos 90 anos da proclamação da Padroeira do Brasil


Elba Ramalho cantando
Elba Ramalho cantará no especial - Foto: Aline Chagas/Divulgação TV Aparecida

A TV Aparecida transmitirá uma missa e um concerto na próxima segunda-feira (31), a partir das 18h, e terá como principal convidada a cantora Elba Ramalho. Os dois eventos acontecerão para comemorar os 90 anos da proclamação de Nossa Senhora da Conceição Aparecida como Padroeira do Brasil.

Tanto a missa quanto o concerto vão acontecer na igreja São Francisco de Paula, mesmo local da cerimônia de proclamação da Padroeira, ocorrida há nove décadas. A Arquidiocese do Rio de Janeiro dará todo o apoio para os dois eventos.

O Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Orani João Tempesta vai presidir a Santa Missa a partir das 18h. Em seguida, a programação especial da TV Aparecida exibirá o Concerto da Padroeira, realizado pela Orquestra ASMB (Ação Social pela Música no Brasil), às 19h30. Será neste horário que Elba Ramalho subirá no palco para cantar.

Para realizar a cobertura, a TV Aparecida terá uma unidade móvel no Rio de Janeiro. O diretor de programa do canal, Irmão Alan Patrick Zuccherato, que é Missionário Redentorista, e a jornalista Camila Morais participarão dos trabalhos da programação especial que ocorrerá na segunda.

TV Aparecida e a homenagem a Padroeira do Brasil

TV Aparecida faz programação especial com participação de Elba RamalhoEvento da Proclamação (1931) - Foto: CDM/Santuário Nacional

Em Aparecida (SP), em 1929, surgiu o desejo de solicitar ao Papa Pio XI que declarasse Nossa Senhora da Conceição Aparecida, então Rainha, a Padroeira do Brasil. Foi Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, o Cardeal Dom Sebastião Leme da Silveira Cintra, que realizou o pedido, acolhida em 1930 pelo Romano Pontífice. Naquela época, o padroeiro do Brasil era São Pedro de Alcântara.

A cerimônia de proclamação ocorreu no Rio de Janeiro, em 1931. Na ocasião, mais de um milhão de pessoas estiveram presentes, além do então Presidente da República, Getúlio Vargas, seus ministros e autoridades civis e militares.

A verdadeira imagem esteve presente na celebração, transportada em um trem de Aparecida (SP) ao Rio de Janeiro, num vagão devidamente preparado e decorado. Foi a primeira vez que a imagem saiu da cidade de Aparecida. A proclamação aconteceu na Praça da Esplanada do Castelo, região central da cidade, após missa campal em frente da igreja de São Francisco de Paula.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado