Mais saídas

Equipe de transmissão de LOL na Loading pede demissão: "Solidariedade aos jornalistas"

Narrador e comentaristas informaram decisão após debandada no Metagaming


Diego, Ravena Dutra e Gustavo na Loading
Equipe do campeonato de LOL - Foto: Reprodução/Twitter

A crise na Loading atingiu também a Liga Loading de E-sports, primeiro campeonato de LOL (League of Legends) organizado pela emissora. Por conta das demissões da equipe do Metagaming, o narrador Diego Toboco e os comentaristas Ravena Dutra e Gustavo Docil prestaram solidariedade e avisaram que não vão mais narrar a competição eletrônica. Os funcionários que se desligaram acusam a direção da empresa de censura.

“Pessoal, em solidariedade aos jornalistas e pessoas envolvidas no desligamento do Metagaming, anunciou que não farei mais a narração da LLE”, disse Diogo em seu perfil do Twitter. “Pessoal, em solidariedade aos jornalistas e pessoas envolvidas no desligamento do Metagaming, anunciou que não farei mais parte da LLE. Agradeço demais pela oportunidade e à todos que acompanharam pelo carinho”, informou Ravena.

“Acredito que o cenário dos e-sports é maior que qualquer campeonato ou qualquer emissora, sendo assim, em conjunto com meus amigos Ravena Dutra e @Diogo encerrar minha participação na LLE e meu total apoio aos envolvidos ao desligamento do Metagaming”, postou Gustavo.

O campeonato de LOL foi lançado como uma das principais apostas da Loading. A competição estava prevista para ficar no ar durante três semanas, contando com a participação de seis equipes, sendo que cinco fazem parte do CBLOL. A atração estava sendo exibida diariamente às 22h15.

A debandada da equipe do LLE ocorre poucas horas depois da saída da equipe do Metagaming. Segundo os agora ex-contratados disseram nas redes sociais, a debandada se deu por discordâncias entre a equipe da atração e a direção do canal sobre a linha editorial. Alguns chegaram a insinuar na web que foram censurados ao publicar uma receita de bolo, prática muito utilizada na Ditadura Militar por jornais quando reportagens eram proibidas de serem colocadas nas páginas dos periódicos.

Saídas da Loading

Conforme apurou o NaTelinha, de fato, os jornalistas do programa de games alegaram censura para a decisão. Um dos integrantes do Metagaming fez uma matéria que criticava uma empresa desenvolvedora de jogos que é parceira da Loading. Tal fato incomodou a direção do canal e chamou a atenção do profissional.

A alta cúpula da emissora explicou que a atração não tinha autorização para criticar parceiros. A equipe ficou irritada, já que uma das promessas na época da sua formação era de liberdade total, o que não aconteceu.

Ainda de acordo com fontes ouvidas, a direção então ressaltou que não gostaria que o programa abordasse temas polêmicos, como machismo. Os executivos até usaram como exemplo a reportagem do Caso Sparda exibida pelo Metagaming, apontada por eles como uma matéria estilo Cidade Alerta. Neste ponto, todos entenderam que a emissora não queria fazer jornalismo.

A equipe rebateu o posicionamento da Loading e mostrou que a reportagem teve grande repercussão no mundo game. Inclusive, a produção e a informação entraram entre os principais temas do Twitter no período em que entrou em exibição.

Ao serem censurados, os funcionários estavam decididos a pedir demissão. Contudo, sabendo da intenção, os chefes da emissora se anteciparam, convocaram uma reunião e mandou todos os 12 jornalistas da atração embora.

Procurada, a Loading emitiu um comunicado, destacando que é focado em entretenimento e agenda positiva. Confira na íntegra:

"Devido ao desalinhamento entre o posicionamento da Loading, focado em entretenimento, e o time editorial do programa Metagaming, decidimos reestruturar a atração. Importante frisar que o core da Loading é o entretenimento e a agenda positiva.

Dessa forma, buscaremos entregar conteúdos que engrandeçam ainda mais o Esports, porém com a linha editorial focada no entretenimento. Agradecemos publicamente todo o time do Metagaming que dividiu conosco esses últimos meses, inclusive a incrível estreia. Seguimos em caminhos diferentes, mas com a certeza da competência e do sucesso de todos vocês. Obrigado por fazerem parte da nossa história."

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado