Retorno

Campeonato Brasileiro volta em meio a crise do futebol na TV

MP-984 causou mudanças no mundo do futebol


Logotipo futebol na Globo
Globo e futebol 2020 - Foto: Reprodução

O Campeonato Brasileiro estreou no último sábado (8), mas vai ao ar pela primeira vez na TV aberta pela Globo neste domingo (9) com Goiás e São Paulo. O principal torneio nacional de futebol inicia cercado de muitas polêmicas e inseguranças jurídicas que podem fazer com que algumas partidas não sejam transmitidas.

A Globo, detentora dos direitos da competição há décadas, vem enfrentando problemas de exibição desde o ano passado, quando fechou acordo com o Palmeiras durante o torneio e apenas conseguiu ter um contrato com o Athletico-PR para a TV aberta, não sendo autorizada a comercializar os jogos do clube pelo Premiere.

Enquanto não fechou contrato com a equipe alviverde de São Paulo, jogos não foram transmitidos – CSA e Palmeiras é um exemplo – e tudo se encaminhava para acontecer novamente por conta do não acordo do canal com o Bragantino – clube e Globo fecharam contrato na semana passada.

Mas o panorama mudou com a Medida Provisória 984. Antigamente, para que uma emissora pudesse passar um jogo, ela precisava da autorização dos dois clubes. Com a nova MP, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, o mandante do confronto é quem define em qual canal quer comercializar a partida.

A direção da Globo se mostrou favorável ao projeto, mas deixou claro que os clubes possuem contratos até 2024 de exclusividade e espera que a Turner, detentora dos jogos de oito clubes da Série A (Palmeiras, Santos, Bahia, Ceará, Fortaleza, Athletico, Coritiba e Internacional), não exiba confrontos com equipes que tenham acordo com ela.

Entretanto, a Turner informou que deverá seguir a MP-984 e exibirá em seus canais os jogos dos mandantes que assinaram contrato com ela. Por conta disso, o canal carioca entrou na Justiça para impedir que os jogos passem na concorrente pela TV fechada.

Globo x Flamengo

Campeonato Brasileiro volta em meio a crise do futebol na TV

Não é a primeira vez que a Globo entra na Justiça para impedir que um jogo seja transmitido. Em junho, após a MP ter sido assinada, o Flamengo anunciou que exibiria sua partida contra o Boa Vista pela FlaTV pelo Campeonato Carioca. A emissora tentou impedir, mas sem sucesso.

Por conta disso, o canal anunciou a rescisão do contrato e autorizou que os clubes pudessem assinar acordos com outras emissoras. Ela avisou que só voltaria a investir na competição quando não tivesse insegurança jurídica em relação aos seus acordos firmados.

A final do Carioca ocorreu no SBT, rendendo a primeira colocação com 25 pontos, mas muito longe dos valores oferecidos pela Globo – a emissora iria pagar mais de R$ 1 milhão por jogo ao Flamengo e o campeão da competição não conseguiu esse desempenho financeiro em nenhuma partida, segundo jornalistas que cobrem esporte.

A Turner decidiu seguir a MP-984 e agora resta saber como a Globo reagirá com  perda de exclusividade  do campeonato. Vale destacar que, recentemente, a emissora rescindiu seu acordo com a Conmebol e ameaçou romper seu contrato com a FIFA para transmissão da Copa do Mundo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado