Que momento

Vídeo: Cobra cantora é encontrada por cientistas na Amazônia

Uma cobra que canta foi flagrada em vídeo que viralizou

Cobra cantora
Cobra cantora foi localizada - Foto: Reprodução/Internet

Cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) registraram pela primeira vez uma cobra cantora na América Latina. O registro foi feito em uma cobra papa-lesma, também conhecida como dormideira, na região do Parque Nacional do Jaú, no Amazonas.

O estudo, publicado na revista científica Acta Amazonia, foi realizado pelos pesquisadores Igor Yuri Fernandes, Esteban Diego Koch e Alexander Tamanini Mônico.

A Fazenda 2023: Gretchen faz campanha pela volta de Rachel Sheherazade

A Infância de Romeu e Julieta: Foto exclusiva mostra beijo entre Daniel e Domitila

De acordo com os pesquisadores, o canto da cobra cantora é um som agudo, de curta duração, que é emitido por meio da exalação de ar pela laringe. O som tem uma frequência de pico de 3036 Hz e é emitido por um período de 0,06 segundos.

Os pesquisadores acreditam que o canto da cobra papa-lesma é utilizado para fins defensivos e reprodutivos. Em situações de defesa, o som pode ser usado para assustar predadores. Já na reprodução, o som pode ser usado para atrair parceiros.

“A vocalização parece ser altamente custosa para esses animais, que não possuem cordas vocais desenvolvidas e provavelmente raramente é exibida devido ao uso mais frequente de comportamentos defensivos passivos, que têm menor gasto de energia”, destaca um trecho do estudo.

O registro do canto da cobra papa-lesma é um importante avanço no conhecimento sobre a biodiversidade da Amazônia. O estudo também contribui para o entendimento da evolução dos répteis, pois sugere que as cobras podem ter adquirido a capacidade de vocalizar independentemente de outros grupos de répteis.

A cobra papa-lesma é uma espécie de cobra não-peçonhenta que se alimenta de lesmas. É uma cobra de pequeno porte, com comprimento médio de 50 centímetros. É encontrada na América do Sul, incluindo o Brasil, Peru, Colômbia e Equador.