Thriller

Série resgatada pelo Globoplay teve troca de atrizes e contratação valiosa

Exibida há 30 anos, Agosto chega ao streaming nesta segunda-feira (7)


José Mayer e Vera Fischer na minissérie Agosto
José Mayer e Vera Fischer na minissérie Agosto; antes de ser dela, papel foi de outra atriz - Foto: Divulgação/Globo

O Globoplay resgata nesta segunda-feira (7) a minissérie Agosto (1993). Adaptada do romance homônimo de Rubem Fonseca, a história escrita por Jorge Furtado e Giba Assis Brasil se passa no Rio de Janeiro em 1954, quando o comissário de polícia Alberto Mattos (José Mayer) é encarregado de investigar um misterioso assassinato.

Nos bastidores, Agosto teve troca de atrizes e uma contratação valiosa. A superprodução marcaria a estreia de Cristiana Oliveira na Globo. Na época, ela era a principal estrela da Manchete e tinha de um grande sucesso como a selvagem Juma Marruá na primeira versão de Pantanal (1990).

+ Gloria Pires virou "cabra macho" um ano após Mulheres de Areia

Cristiana Oliveira foi a primeira atriz pensada para interpretar Alice, que formava o triângulo amoroso central da trama. A personagem era a antiga paixão do protagonista, que, em meio às investigações criminais, também se envolve com Salete (Letícia Sabatella), uma ex-prostituta.

Vera Fischer ficou com papel de Cristiana Oliveira em Agosto

imagem-texto

Quem acabou dando vida ao papel foi Vera Fischer. Isso porque a direção da Globo preferiu reservar Cristiana para um trabalho de maior visibilidade: a protagonista da novela De Corpo e Alma (1992), contracenando com o maior galã da emissora na época, Tarcísio Meira.

Em entrevista ao jornal Extra, a eterna Juma Marruá comentou a troca:

“Fui contratada [pela Globo] para a minissérie Agosto, mas acabei protagonizando De Corpo e Alma. Sofri demais. Eu me equivoquei na composição. Entrei perdida e comecei a fazer as cenas numa lentidão, como se estivesse em Pantanal.”

Cristiana Oliveira

Seguindo o estilo de thriller noir e tendo como pano de fundo a morte de Getúlio Vargas, Agosto foi uma das minisséries de maior sucesso da Globo nos anos 1990. Com direção de Paulo José, o elenco estelar também tinha nomes como José Wilker, Lúcia Veríssimo, Tony Tornado, entre outros.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado