Ficha Técnica & Sinopse
  • Emissora: Globo
  • Estreia: 21/07/2014
  • Gênero: Drama
  • Classificação: 14 anos
  • Autor: Aguinaldo Silva
  • Direção: Rogério Gomes

Tudo começa quando, ainda jovem, José Alfredo resolve morar no Rio de Janeiro. Desempregado, ele vai tentar a vida na cidade grande e se hospeda na casa do irmão, Evaldo (Thiago Martins). Ele jamais poderia imaginar que na casa que o abrigou também estaria seu grande amor: Eliane (Vanessa Giácomo/Malu Galli), mulher de seu único irmão.

Um amor proibido, mas genuíno. O romance de Eliane e José Alfredo é incontrolável. Tão desmedido, que o desejo de permanecer juntos é maior que o remorso provocado pela dupla traição. Diante desta paixão avassaladora, o casal só enxerga uma saída: armar um plano e fugir. Só que, na data combinada, Eliane passa muito mal. Cora (Marjorie Estiano/Drica Moraes), sua irmã, resolve ajudá-la, mas também revela que sabe de tudo. Ao longo do dia, outras situações impedem que o casal efetive o plano de fuga, e o acaso acaba levando José Alfredo a lugares onde ele jamais imaginou um dia poder chegar.

Sem rumo, o jovem não tem nada a perder. Por isso, quando ele conhece Sebastião Feliciano (Reginaldo Faria) – que trabalha para uma empresária portuguesa buscando pedras preciosas nos garimpos brasileiros para depois transportá-las, de forma irregular, para a Europa – considera a proposta de fazer parte de seu negócio. Mal sabe José Alfredo que ali começa sua nova história. Ou melhor, seu império.

O tempo passa e ele torna-se o Comendador José Alfredo de Medeiros, casado com a aristocrata Maria Marta Mendonça e Albuquerque (Adriana Birolli/Lilia Cabral), pai de três filhos – José Pedro (Caio Blat), Maria Clara (Andréia Horta) e João Lucas (Daniel Rocha) – e dono de uma famosa rede de joalherias, a Império. Os filhos de José Alfredo, aliás, disputam até onde for preciso a tão sonhada herança construída pelo pai. A estrutura desta família lembra um reinado em que as ameaças estão dentro de seu próprio território.

José Alfredo tem ainda uma vida amorosa paralela. Sua eleita é Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa), jovem pobre de uma cidade da região serrana do Rio de Janeiro que se apaixona verdadeiramente por José Alfredo.