Reta final

Veja os finais dos personagens em Império: Cora, Maria Marta, Isis e Comendador

Saiba o que vai acontecer com os principais personagens


Cena final com os personagens de Império
Veja os finais dos personagens em Império - Foto: Reprodução/Globo
Por Natasha Amaral

Publicado em 16/10/2021 às 13:00,
atualizado em 19/10/2021 às 11:28

A reta final de Império promete grandes emoções para os próximos dias. Nos últimos capítulos da novela de Aguinaldo Silva, em reprise na Globo, os principais personagens passarão por muita reviravolta e momentos emocionantes. A começar por Cora (Marjorie Estiano), que morre em um episódio heroico, ao salvar a vida de José Alfredo (Alexandre Nero).

Após a reprise de Fina Estampa e A Força do querer, a edição especial da novela Império termina no início de novembro. Em seguida, a Globo estreia a primeira trama inédita das 21h desde o início da pandemia do coronavírus: Um lugar ao Sol. Trama criada e escrita por Lícia Manzo e protagonizada por Cauã Reymond.

Veja os finais dos principais personagens de Império

Cora dos Anjos

A personagem de Marjorie Estiano vai encerrar a sua história na trama com um delírio sexual em um leito de hospital. Em suas últimas cenas, a tia de Cristina leva um tiro no lugar de José Alfredo durante o desfile da escola de samba União de Santa Teresa, na Marquês de Sapucaí. Enquanto o chefe dos Medeiros é homenageado pela agremiação, ela segue Maurílio, percebe o plano do falsário e entra na frente do disparo.

O ferimento atinge seu pulmão e a vilã é levada para o hospital em estado grave. No leito, a megera alucina que o pai de Cristina entrou em seu quarto e finalmente tirou sua virgindade. Cora insiste que seu amado esteve no seu quarto e fica alterada. Logo em seguida, ela morre. Os médicos tentam reanimá-la, mas é em vão.

José Alfredo

Veja os finais dos personagens em Império: Cora, Maria Marta, Isis e Comendador

Após descobrir que seu próprio filho é quem está por trás de Fabrício Melgaço, seu maior rival, o homem de preto decide bater de frente. Em um primeiro momento, Maria Marta (Lilia Cabral) acaba ajudando o primogênito, que consegue fugir. Sem saída depois de ser desmascarado, José Pedro se reúne com Silviano (Othon Bastos) e Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) e decidem sequestrar Cristina (Leandra Leal).

José Alfredo e Josué (Roberto Birindelli) seguem até o cativeiro para salvar a empresária e finalmente acontece o embate final, onde o Comendador mata Maurílio e o faz tudo acaba assassinando Silviano. Durante a briga, José Alfredo não tem coragem de atirar em seu primogênito, acaba atingido por uma bala nas costas e morrendo. 

José Pedro

Veja os finais dos personagens em Império: Cora, Maria Marta, Isis e Comendador

A máscara de José Pedro (Caio Blat) finalmente vai cair diante da família nos últimos capítulos de Império. Filho preferido de Maria Marta, o vilão não pode dizer o mesmo de José Alfredo. Ganancioso e mimado, ele sempre sonhou em tomar o lugar do pai. Na reta final da novela, o primogênito dos Medeiros vai se revelar como o maior rival do homem de preto e acabará atrás das grades por ter matado o próprio pai. Ele até se arrepende ao ver o pai cair morto e ameaça se matar, mas será impedido por Cristina, que diz que seu castigo vai ser o remorso. O vilão será preso e pagará por todos os seus crimes. 

Maria Marta

Veja os finais dos personagens em Império: Cora, Maria Marta, Isis e Comendador

Culpa e solidão. Além de descobrir as armações por trás da identidade de Maurílio, Maria Marta vai ficar viúva e sofrer um grande baque ao descobrir a verdadeira personalidade de José Pedro, seu filho favorito. Depois que José Alfredo descobre que o ex-diretor financeiro da Império das Joias é o seu maior rival, a madame vai se culpar ao ver o monstro em que o filho se transformou.

Pouco antes da cerimônia de cremação do corpo, a personagem de Lilia Cabral procura Maria Isis, pede uma trégua e oferece apoio à rival. No encerramento da novela, a família posa para uma "foto imperial" oito anos depois da morte do Comendador e Marta aparece cometendo o mesmo erro do passado: Ela mima o filho de José Pedro, que tem o mesmo nome do pai e se refere a ele como seu "preferido".

Maria Isis

Veja os finais dos personagens em Império: Cora, Maria Marta, Isis e Comendador

Maria Isis verá sua vida mudar radicalmente após a morte de José Alfredo. A ninfeta se tornará sócia da joalheria, ficará milionária e sustentará a mãe e o pai, que estará doente na reta final do folhetim. Momentos antes da tragédia, o personagem de Alexandre Nero entrega um envelope para a ninfeta e pede para ela só abrir o documento caso algo aconteça com ele. 

Logo depois, a recepcionista abre o papel que ele deixou e descobre que será uma das herdeiras da fortuna de seu amor. Na última cena da novela, a família posa para uma "foto imperial" oito anos depois da morte do chefe dos Medeiros e a ruiva aparecerá ao lado da família, que a essa altura terá sofrido muitas modificações. Ela terminará sozinha, sem ninguém, mas bem rica.

Cristina

Veja os finais dos personagens em Império: Cora, Maria Marta, Isis e Comendador

Depois de muitas idas e vindas, a filha bastarda do Comendador finalmente vai ter um final feliz ao lado de Vicente (Rafael Cardoso). Ela será surpreendida por um convite da meia-irmã Maria Clara (Andreia Horta). A designer de joias vai chamar a sobrinha de Cora para ser uma das madrinhas de seu casamento com o cozinheiro, mesmo sabendo que o clima entre os dois sempre foi intenso e do namoro que eles tiveram no passado.

No dia da cerimônia, Maria Clara cai na real e desiste do casamento com o cozinheiro. Pouco antes de subir no altar, a sobrinha de Cora joga umas verdades na cara da designer de joias e, após quebrar o pau com a meia-irmã, ela se dá conta de que Cristina é o verdadeiro amor do seu até então noivo e faz a troca.

Maria Clara

Veja os finais dos personagens em Império: Cora, Maria Marta, Isis e Comendador

No decorrer da trama, a filha preferida de José Alfredo encara muitos altos e baixos – desde ser abandonada no altar por Enrico (Joaquim Lopes), até acabar engatando um romance com Vicente para provocar Cristina. Contudo, na reta final, a personagem tenta se redimir e mudar de vida.

Após desistir de se casar com Vicente, Maria Clara decide se mudar para Berlim, na Alemanha, e só retorna ao Brasil ao saber da briga entre José Pedro e o Comendador. Após uma passagem de tempo de cinco anos, a jovem aparece em uma festa da Império das Joias com uma criança no colo, mas sem nenhum companheiro ao seu lado.

João Lucas

Veja os finais dos personagens em Império: Cora, Maria Marta, Isis e Comendador

Desacreditado e apontado como o filho preterido dos Medeiros, João Lucas (Daniel Rocha) vai virar o jogo na reta final de Império. Após se envolver em diversas confusões ao longo da trama, o caçula  amadurece e assume a presidência da Império, tornando-se também o chefe da família.

Na última cena da novela, toda a família se reúne para a tradicional foto dos Medeiros, agora com João Lucas e Du nas principais posições. A sequência fecha o último capítulo e acontece cinco anos após a morte de José Alfredo. Na cena, Maria Marta surge logo atrás dos filhos, com seus outros herdeiros. Como se fosse uma cópia do pai, o mais novo se veste de preto e segura o masbaha (terço negro) que o o comendador perdeu no Monte Roraima quando descobriu que seu diamante rosa tinha sido roubado.

A edição especial da novela Império, de Aguinaldo Silva, termina na primeira semana de novembro. Em seguida, a Globo estreia a primeira trama inédita das 21h desde o início da pandemia do coronavírus: Um lugar ao Sol. Trama criada e escrita por Lícia Manzo e protagonizada por Cauã Reymond.

O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler de Império. Confira!

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado