Paraíso

Globo esqueceu novela de sucesso lançada há 15 anos

Do autor de Pantanal e Renascer, trama elevou audiência das 18h em 2009, mas nunca foi reprisada


Eriberto Leão e Nathalia Dill em Paraíso
Eriberto Leão e Nathalia Dill em Paraíso: romance entre o "filho do demo" e a "santinha" agradou o público há 15 anos - Foto: Divulgação/Globo

Lançada há exatos 15 anos, em 16 de março de 2009, Paraíso foi um grande sucesso às 18h na Globo, mas nunca foi reprisada, nem na emissora nem no Canal Viva, tampouco está no catálogo do Globoplay. A trama de Benedito Ruy Barbosa – criador de Pantanal, Renascer e outros fenômenos – elevou a audiência na faixa das seis naquela época.

A história, ambientada na fictícia cidade de Paraíso, girava em torno do romance proibido entre Zeca (Eriberto Leão), conhecido na região como “filho do diabo”, e Maria Rita (Nathalia Dill), que carrega a alcunha de “santinha” por supostamente ter feito milagres quando era criança.

Mulheres de Areia: Quais atrizes poderiam viver Ruth e Raquel num remake? Coautora responde

O elenco também tinha Cássia Kis, Mauro Mendonça, Reginaldo Faria, Soraya Ravenle, Vanessa Giácomo, Alexandre Nero, Cristiana Oliveira e outros. Foi a única novela com a presença fixa do cantor Daniel, que interpretou Zé Camilo, peão amigo do protagonista.

Globo esqueceu novela de sucesso lançada há 15 anos

A trama agradou e elevou a audiência no horário, que estava em queda na época. A atração era remake da novela homônima de Benedito Ruy Barbosa exibida na Globo entre 1982 e 1983, com Kadu Moliterno e Cristina Mullins nos papéis principais.

A segunda versão, de 2009, foi adaptada pela filha do autor, Edmara Barbosa, com colaboração da irmã dela, Edilene Barbosa. Elas já haviam sido responsáveis pelos remakes de Cabocla (1979/2004) e Sinhá Moça (1986/2006), também criações de Benedito, ambas com grande audiência.

Por que Gabriela, sucesso em 2012, não tem capítulos na íntegra no Globoplay? Entenda o impasse

Cabocla e Sinhá Moça já tiveram reprises no Vale a Pena Ver de Novo e no Canal Viva, ao contrário de Paraíso. Além disso, outras novelas de sucesso com a assinatura da família, como O Rei do Gado (1996), também já ganharam reapresentações nesse meio tempo e estão disponíveis no catálogo do Globoplay.

Trilha sonora de Paraíso também fez sucesso

Além da boa audiência, Paraíso se manteve na memória do telespectador por conta da trilha sonora. Entre os sucessos, estavam Jeito de Mato, que alçou Paula Fernandes ao estrelato, e Deus e eu no Sertão, tema de abertura cantado pela dupla Victor e Leo. Relembre os hits:

Imagem da thumbnail do vídeo

Imagem da thumbnail do vídeo

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado