Entrevista exclusiva

Mulheres de Areia: Quais atrizes poderiam viver Ruth e Raquel num remake? Coautora responde

Solange Castro Neves opina sobre possível nova versão da novela, cuja reprise termina nesta sexta-feira (15)


Gloria Pires como Ruth e Raquel na novela Mulheres de Areia, exibida originalmente na Globo em 1993
Gloria Pires fez história na TV ao interpretar Ruth e Raquel em Mulheres de Areia em 1993 - Foto: Divulgação/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 15/03/2024 às 05:00,
atualizado em 15/03/2024 às 10:40

Mais uma reprise de Mulheres de Areia chega ao fim nesta sexta-feira (15), na faixa Edição Especial, nas tardes da Globo. A novela das gêmeas Ruth e Raquel, vividas por Gloria Pires, fez sucesso outra vez. O potencial mais do que comprovado da trama garante seu lugar entre os títulos que podem ganhar remake em breve, como a imprensa ventila há alguns anos.

A ideia de uma nova versão não é rejeitada por Solange Castro Neves, que foi colaboradora da autora Ivani Ribeiro (1922-1995) na novela de 1993. O texto, aliás, era remake da novela homônima produzida em 1973 na extinta Tupi, com entrechos tirados de outra trama, O Espantalho (1977), da mesma autora e exibida na Record.

Reprise de Mulheres de Areia dá à Globo resposta do público sobre novelas antigas

“Trabalhei com Ivani durante 17 anos. Como todo escritor tem a sua carpintaria diferenciada dos outros, com Ivani aprendi a dar valor aos pequenos detalhes como por exemplo a importância do som dos diálogos, do silêncio, da trilha sonora, de escrever uma história atemporal, sendo que todas as cenas deviam ter uma razão de existir”, diz Solange, em entrevista exclusiva ao NaTelinha.

Mulheres de Areia foi inspirada em filme clássico dos anos 40; conheça

Novela teve versão em preto e branco com famosa atriz na década de 70

A parceria entre elas deu origem às novelas Final Feliz (1982), Amor com Amor se Paga (1984), O Sexo dos Anjos (1989), A Viagem (1994) e Quem é Você (1996). Também na Globo, Solange foi colaboradora de Cassiano Gabus Mendes (1929-1993), com quem trabalhou em três novelas. “Com Cassiano, aprendi a praticidade, a movimentação, a comédia, o jogo de palavras, a metáfora, a ironia nos diálogos, enfim, só tenho que agradecer.”

“Remake é muito mais difícil de dar certo”, diz Solange Castro Neves

Mulheres de Areia: Quais atrizes poderiam viver Ruth e Raquel num remake? Coautora responde

Com a onda de remakes na Globo, Mulheres de Areia tem tudo para ganhar uma nova versão. “A minha vivência me fez crer que um remake é muito mais difícil de dar certo do que uma história original porque as comparações são inevitáveis e ainda mais no caso de Mulheres de Areia, os personagens estão muito vivos na memória dos telespectadores”, alerta Solange Castro Neves.

Ela pondera: “Mas, por se tratar de uma novela atemporal, dando uma repaginada e talvez trabalhando outra linguagem, tenho certeza de que será um sucesso”. Além dos trabalhos na Globo, a escritora fez duas novelas solo na Record, Marcas da Paixão (2000) e Roda da Vida (2002), e também já lançou livros.

+ Ruth e Marcos ficam juntos? Veja o final da novela

+ Qual o final de Tonho da Lua? Personagem realiza grande sonho

+ Qual o final de Alzira? Magrela se dá mal no desfecho

Malu muda de visual e choca Alaor no fim da novela

A autora, que segue fazendo trabalhos como escritora e também dá cursos de roteiro, não foge do desafio de apontar qual atriz poderia dar vida às gêmeas Ruth e Raquel em uma possível releitura da história:

“Bem, substituir o carisma e a grandiosidade da Glorinha, que chegou a fazer em uma cena quatro personagens ao mesmo tempo, Ruth, Raquel, a Raquel se passando por Ruth e esta pela Raquel, será um desafio difícil para qualquer atriz. Há várias artistas da nova geração que admiro muito. Dentre elas, neste momento me vem duas em mente: a Cleo Pires e a Letícia Colin. Ambas têm a força, a sensualidade e a doçura que as personagens requerem.”

Solange Castro Neves

Mulheres de Areia: Quais atrizes poderiam viver Ruth e Raquel num remake? Coautora responde

Assista à abertura de Mulheres de Areia:

Imagem da thumbnail do vídeo

NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoilers da novela Mulheres de Areia. Confira!

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado