12 anos depois

Por que Gabriela, sucesso em 2012, não tem capítulos na íntegra no Globoplay? Entenda o impasse

Novela com Juliana Paes é a única da década passada fora do plataforma de streaming


Juliana Paes e Humberto Martins em Gabriela
Juliana Paes e Humberto Martins como Gabriela e Nacib na novela exibida há 12 anos - Foto: Divulgação/Globo

Sucesso em 2012, Gabriela não está disponível na íntegra no Globoplay. A novela de Walcyr Carrasco, baseada no romance de Jorge Amado, e com Juliana Paes no papel principal, é a única exibida pela Globo na década passada cujos capítulos não podem ser vistos na plataforma de streaming.

A história teve boa repercussão e personagens marcantes, como Coronel Jesuíno (José Wilker) e Dona Dorotéia (Laura Cardoso), que rendem memes até hoje. Foi a segunda versão da história, que já havia feito sucesso na TV em 1975, escrita por Walter George Durst e dirigida por Walter Avancini.

+ Globo espreme Cheias de Charme em 10 minutos e decepciona público

Por que Gabriela, sucesso em 2012, não tem capítulos na íntegra no Globoplay?

Atualmente, quem quiser assistir à trama de 2012 precisa recorrer às cenas soltas disponibilizadas no Globoplay. Nenhum dos 77 capítulos da história está disponível na íntegra para os assinantes da plataforma. Um impasse pelos direitos de exibição justifica a ausência da trama no catálogo.

+ HBO fará série documental sobre tragédia que matou famosa atriz nos anos 80

+ Entenda a polêmica entre Florinda Meza e a série sobre o criador do Chaves

Nos anos 1980, os direitos do livro Gabriela, Cravo e Canela foram vendidos para a Warner Bros. Isso porque, além das duas versões para a TV, o romance deu origem ao filme de 1983, dirigido por Bruno Barreto e também protagonizado por Sônia Braga – que já havia dado vida à personagem na TV.

Por que Gabriela, sucesso em 2012, não tem capítulos na íntegra no Globoplay?

Por conta do longa-metragem, a Warner segue sendo a detentora dos direitos do livro. Tanto que, em 2012, quando levou o remake ao ar, a Globo fez um acordo com a empresa norte-americana, que licenciou a obra para a emissora carioca, conforme aparecia nos créditos finais dos capítulos da trama.

Há 12 anos, o Globoplay ainda não existia, e o acordo firmado entre as empresas só permite que, hoje, a plataforma de streaming exiba cenas soltas da novela, e não os capítulos na íntegra, ao contrário do que acontece com todo o acervo da emissora referentes aos últimos anos.

Desde 2020, por meio do Projeto Resgate, o Globoplay trabalha para disponibilizar todas as novelas produzidas pela emissora, inclusive as mais antigas. O Projeto Originalidade restaura os títulos já disponíveis, com as vinhetas e o padrão original de imagem. Já o Projeto Fragmentos, lançado em janeiro, traz de volta capítulos de tramas que não estão completas no acervo.

O que o Globoplay diz sobre o impasse envolvendo Gabriela?

O NaTelinha entrou em contato com a assessoria de imprensa da Globo, que confirmou o impasse pelos direitos de exibição de Gabriela. Questionamos se há alguma negociação em curso para que a novela entre futuramente no catálogo, mas essa pergunta não foi respondida.

Foi informado, ainda, que não há previsão para a primeira versão, de 1975, ser disponibilizada para os assinantes do Globoplay. Tida como um dos maiores sucessos da história da emissora, a produção é aguardada pelos noveleiros no Projeto Resgate. Veja o comunicado da plataforma:

“A versão de 2012 da novela Gabriela não está publicada na plataforma por não termos direitos sobre a obra. Não há previsão de publicação da primeira versão.”

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado