Estereótipos

No Rancho Fundo: Nova novela da Globo causa polêmica com primeira foto

Ambientada no Nordeste, trama substitui Elas por Elas às 18h em abril


Andréa Beltrão e Alexandre Nero em No Rancho Fundo
Andréa Beltrão e Alexandre Nero: caracterização de atores em No Rancho Fundo causou polêmica nas redes sociais - Foto: Divulgação/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 01/03/2024 às 09:39,
atualizado em 04/03/2024 às 09:53

A primeira foto de No Rancho Fundo, próxima novela das 18h da Globo, vazou nessa quinta-feira (29) e gerou polêmica nas redes sociais. A trama repetirá a parceria do autor Mário Teixeira com o diretor Allan Fiterman, responsáveis por Mar do Sertão (2022). Para alguns internautas, a nova produção mostra o Nordeste de forma estereotipada.

Na imagem, aparecem os veteranos Alexandre Nero, Andréa Beltrão e Mariana Lima, além da novata Larissa Bocchino, que será a protagonista, e Igor Jansen, egresso das novelas infantis do SBT. Todos caracterizados como seus personagens na história, que novamente terá o sertão como cenário.

+ Elas por Elas troca comédia por drama em reta final e reage no Ibope

A maquiagem e o figurino chamaram atenção no X/Twitter. “Em pleno 2024, um povo sujo e miserável com nome estranho é como querem representar o nordestino na TV… Que vergonha viu”, criticou uma internauta. “Precisava desse elenco estar com essas caras de sofridos?”, perguntou outro.

Outras reações: “Esse povo pensa que toda família nordestina tem 10 filhos, não toma banho, e se vestem mal... Quem aguenta isso? Desserviço”; “Falta dois tons de base para se tornar quase um black face. Vergonhoso e estereotipado ao extremo”; “Mais uma novela contemporânea que retrata o nordeste dos anos 1950”.

O NaTelinha entrou em contato com a assessoria de imprensa da Globo, que decidiu se manifestar somente às 21h04 de hoje:

“A imagem foi feita de forma amadora, exclusivamente para um teste interno de cores durante a pré-produção. A foto é fruto de um vazamento, compartilhada sem conhecimento nem autorização da empresa, e não reflete o vasto universo de No Rancho Fundo, uma comédia romântica que mergulha no sertão do Brasil. O vazamento de nossos conteúdos ou de dados relativos a eles é classificado como incidente de Compliance e Segurança da Informação, previsto no Código de Ética e Conduta da Globo. As devidas providências já estão sendo tomadas para a avaliação das medidas cabíveis.”

+ Globoplay vai resgatar novela problemática com Regina Duarte

No Rancho Fundo tem gravações em Minas Gerais e na Bahia. Os protagonistas, Larissa Bocchino e Tulio Starling, são mineiros. A história, ambientada no interior da Paraíba, pertence ao mesmo universo de Mar do Sertão – inclusive promoverá a volta de vários personagens, como a vilã Deodora (Débora Bloch).

A história mostrará uma família pobre que enriquece ao descobrir uma jazida de turmalina em seus terrenos. O elenco também terá José Loreto, Luisa Arraes, Eduardo Moscovis, Clara Moneke, Welder Rodrigues, Titina Medeiros, entre outros. A produção estreia em abril, substituindo Elas por Elas.

 

Veja algumas reações à primeira imagem de No Rancho Fundo

No Rancho Fundo: Nova novela da Globo causa polêmica com primeira foto

No Rancho Fundo: Nova novela da Globo causa polêmica com primeira foto

No Rancho Fundo: Nova novela da Globo causa polêmica com primeira foto

No Rancho Fundo: Nova novela da Globo causa polêmica com primeira foto

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado